Count

“Valentine´s Day” celebra o amor no Canadá

No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, véspera da festa de Santo Antônio, o santo casamenteiro. No Canadá, a mais romântica das datas é celebrada em 14 de fevereiro. É o Valentine´s day, dedicado a São Valentim. Segundo as tradições católicas, o imperador romano Cláudio II proibiu o casamento, pois queria que os homens fossem para a guerra. Bispo Valentim desobedeceu e continuou a celebrar matrimônios.  Preso, recebeu flores e presentes dos noivos, o que não evitou sua condenação à morte. Assim, em 14 de fevereiro do ano 270 da Era Cristã, Valetim se tornava um símbolo da luta pelo amor.

Se você estiver no Canadá, são muitas as opções para festejar a data em grande estilo. Os jantares românticos encabeçam o topo da lista para a maioria dos casais. Desde 2013, um restaurante faz muito sucesso na comunidade luso-brasileira e entre os canadenses de Montreal. É o Angá, expressão tupi-gurani que significa surpresa agradável, de prazer. Tendo como chefe de cozinha o pernambucano Alexandre Campelo, a casa é dirigida por Lisya Said, uma baiana que mora há cinco anos no país.

“Como nosso Dia dos Namorados no Brasil, em 12 de junho, o Dia de São Valentim no Canadá é o mais prestigiado no calendário romântico, e nós vamos mergulhar nessa comemoração também! Temos um menu inspirado na cozinha brasileira, com preço acessível para os casais apaixonados: 99 CADs para o casal, incluindo duas caipirinhas e um ambiente acolhedor. E como pano de fundo, para deixar ainda mais os corações apaixonados, música ao vivo com o pianista baiano André Scheffler”, explicou Lisya Said.

O cardápio do Dia dos Namorados no Angá é fechado com entrada (caldo verde ou caldo de abóbora com camarões), prato principal (carne ou peixe) e sobremesa como fondue de chocolate ou mousse de maracujá. O preço é para duas pessoas e não inclui taxas ou serviços. O restaurante aceita todos os cartões, sendo recomendado fazer reservas antecipadas.

“O Angá é um restaurante brasileiro em Montreal que traz para os clientes o ambiente caloroso e aconchegante do Brasil. Oferecemos, em nosso menu, a cozinha brasileira revisitada e contamos com uma equipe formada por profissionais de vários lugares, como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro”, acrescentou Lysia.

 Se o casal gosta de churrasco, o Rodízio Brasil também terá, para a data, um menu especial: entrada com sopa de legumes, rodízio completo com 12 variedades de carnes, acompanhamentos como aipim frito, feijão preto, farofa e até pão de queijo, sem se esquecer da sobremesa e do café. O preço por pessoa sai por 45 CADs. A casa trabalha com todos os cartões.

Rodízio Brasil. Fonte: tonresto.ca.

“O cardápio inclui um coktail e a casa vai estar decorada com corações para os namorados. É muito importante que o casal faça sua reserva antecipadamente”, disse Fábio Pires, um dos proprietários da churrascaria.

Outra opção para festejar o amor antecipadamente é o Je t’aime en chocolat!, um tradicional festival de chocolates em Montreal que tem o Dia dos Namorados como tema deste ano. Entre as dezenas de expositores no salão do Marché Bonsecours, duas marcas brasileiras estarão presentes: Maricotinha Brigadeiro e a Mary’s Brigadeiro. Quem for ao evento, além de degustar chocolates de todos os tipos e formas, poderá participar de workshops com chefes de confeitaria e palestras com produtores.

“Vamos ter uma coleção de brigadeiros especiais para o Valentine´s Day, com sabores variados, como chocolate amargo, meio amargo, ao leite, pistache, coco, amêndoas, doce de leite, baunilha, nozes. Teremos brigadeiros decorados, brigadeiro de colher e mesmo sanduiche de brigadeiro, com preços que variam entre 6 e 30 CADs a caixa”, afirmou Luciana Jucá. O festival no Marché Bonsecours  acontece de 10 a 12 de fevereiro e tem ingressos a partir de 2 CADs.

Para quem optar por um passeio a dois mais cultural, a grande dica é a exposição Chagall: Couleur eh Musique no Museu de Belas Artes de Montreal. A maior já organizada no Canadá, reúne mais de 300 trabalhos do artista, entre pinturas, desenhos, arte em cerâmica e vestuário.

Nascido na Rússia em 1887 e falecido na França de 1965, Chagall era pintor, gravurista, escultor e vitralista. Judeu praticante, foi perseguido pelo nazismo, tendo se tornado um dos maiores símbolos da resistência contra a opressão.

A mostra faz parte das comemorações dos 375 anos de Montreal e permanece em cartaz até 11 de junho.  Crianças até 11 anos não pagam a entrada e o público em geral pode adquirir ingressos a partir de 15 CADs.

Que tal cruzar a fronteira com seu amor?A cidade de Vermont, nos Estados Unidos, a 90 minutos de Montreal de carro, irá sediar o Winter Brewfest, um dos maiores festivais de cervejas da América do Norte. O evento acontece no sábado, dia 11 de fevereiro, das 12 às 22 horas, nos salões do hotel Sheraton-Burlington. Terá degustação de cidras, vinhos e espumantes. O ingresso custa 39 USDs e dá direito a uma taça, a 15 cupons de degustação e a shows de rock e blues.

“Queremos ajudar as pessoas a espantar a moleza do inverno. Vai haver opções para todos (para o conhecedor de cerveja, para o curioso), ótimas bandas locais e muitas supresas para os apaixonados”, explicou Paul Apfelbaum, organizador do festival.

Após o festival, a dica é não pegar o carro para voltar, mas, sim, aproveitar o fim de semana na cidade, que oferece uma vasta rede de hoteis e moteis com preços variados. Para maiores informações entre no site da secretaria de turismo de Vermont:  https://www.vermontvacation.com/

Volto em breve com mais dicas de cultura e turismo do Canadá!

Rosane Rodrigues — Jornalista
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @rosanerodriguesbrasil