Count

O que se trata através da acupuntura?

acupuntura

Muitos me perguntam o que pode ser tratado através da acupuntura. Para poder responder a essa pergunta, preciso falar um pouco da visão energética em que a acupuntura se baseia.

Toda doença ou desequilíbrio aparece primeiro no campo energético, em sua parte mais sutil, ainda distante do corpo físico (geralmente causada por questões emocionas). Nesse estágio podem aparecer sinais e sintomas leves e eventuais a que geralmente não damos muita importância. Esses sintomas variam de acordo com a emoção que gerou o desequilíbrio e a área ou órgão a ser afetado, mas poderíamos citar como exemplo o surgimento de um pequeno cansaço, algum desconforto físico, uma pequena tensão física ou emocional e pequenas alterações de sono. Com o tempo, caso não haja intervenção nenhuma, o desequilíbrio vai se aprofundando e se aproximando do corpo físico, trazendo já sintomas mais fortes e alguns sinais mais visíveis,  para só mais tarde atingir de fato o corpo físico e se transformar em uma doença física.

Nos estudos da acupuntura, aprendemos a “ler” os sinais do corpo e a  identificar aqueles que  indicamzoreia o aparecimento de uma doença futura, o que nos possibilita, então, poder preveni-la. Existe, por exemplo, um sulco que aparece no lóbulo da orelha que indica a aproximação de uma  cardiopatia e nos possibilita prever um infarto do miocárdio com meses ou, até mesmo, anos de antecedência. Sabendo identificar esses sinais, podemos prevenir doenças, mantendo a saúde e promovendo longevidade.

A  acupuntura trata sempre a energia do corpo e não o corpo físico; contudo,  a partir do momento em que corrigimos o desequilíbrio da energia,  o desequilíbrio físico (doença) melhora naturalmente. Por isso, muitas vezes conseguimos, através da técnica, curar doenças para as quais os tratamentos ocidentais  são ineficazes. Como a acupuntura lida com a leitura e o reequilíbrio do corpo energético, utilizando-se do reequilíbrio da energia para a manutenção da saúde, ela não lida com as limitações da doença física,  fator que nos possibilita muitas vezes curá-la com mais facilidade.

Eis a grande diferença entre as medicinas ocidental e oriental. Na medicina ocidental, ensina-se a tratar as doenças enquanto as medicinas orientais ensinam a tratar a pessoa, respeitando sua individualidade dentro dos seus padrões sociais, climáticos etc.

Aí vem a resposta para a pergunta inicial. Partindo-se do princípio de que toda doença começa com um desequilíbrio energético e que, ao se corrigir o desequilíbrio da energia, a doença naturalmente desaparece, podemos tratar qualquer doença através da acupuntura. Não estou dizendo com isso que a acupuntura cura tudo, mas trata todas as doenças sem efeitos colaterais ou outras consequências. Certamente, uma opção mais humana e eficaz para a manutenção da saúde!

Alex da Silva Santos – Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br