Necessidade de comer doce

brownie

Você tem muita necessidade de comer doce? Não resiste àquele brownie cheio de calda de chocolate? Hummm… Isso pode indicar que você está se alimentando mal!

Na medicina chinesa, o sabor doce está ligado ao meridiano do baço. É ele quem processa todo o alimento que comemos, transformando-o em energia nutritiva. Essa energia nutritiva é a base para a nutrição e o funcionamento de todo o corpo.

baçoQuando nos alimentamos mal, a energia do baço decai. Quando isso acontece, sentimos necessidade de comer doce, pois o sabor doce faz com que a energia do órgão suba. Em outras palavras, quando estamos mal alimentados, sentimos muita necessidade de comer doce.

E como é que eu faço para acabar com essa necessidade absurda de comer doce? Simples: alimentando-se direito!

Aí, temos uma outra questão superimportante. Estar de barriga cheia não significa estar bem alimentado. Significa ter ingerido todos os nutrientes de que o corpo necessita para manter o seu organismo e ter energia suficiente para realizar as suas atividades diárias. Se você encher a sua  barriga de pão com queijo, por exemplo, vai ficar “cheio”, mas não vai ter ingerido todos os nutrientes de que necessita, e portanto, estará mal alimentado.

Tem uma forma muito simples de cuidar para que a alimentação seja realmente nutritiva, mesmo sem ser um expert em nutrição. Basta ter todas as cores e todos os sabores no mesmo prato. Ou seja, a alimentação tem que ser a mais variada possível no café da manhã, almoço e janta. Temos que pensar no café da manhã como a refeição mais importante do dia, e como tal tem que ser muito valorizado. Devemos realmente nos alimentar muito bem no café da manhã. Também não devemos ficar muito tempo sem nos alimentar (no máximo três horas) e a alimentação noturna (jantar) deve ser a mais leve e de fácil digestão possível.

alimentos_saudáveisCuidando desses pequenos detalhes, a sua necessidade de comer doce vai gradativamente acabando e você vai naturalmente abandonar o complexo de formiga em  favor de sobremesas menos doces. Quando você vir, até aquele irresistível pudim de chocolate vai ficar mais tempo guardado na geladeira…

Esses pequenos cuidados com a alimentação vão com certeza lhe dar mais disposição, melhorar o seu sono e deixá-la mais concentrada e produtiva!

Lembre-se: comer não engorda… Alimenta! O que engorda é comer errado! Mais isso será assunto para o próximo post.

Saúde e Paz!

Alex da Silva Santos – Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br