A essência da vida

angel-645591_1920

Na medicina chinesa, a nossa vida se inicia precisamente na hora em que ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Nesse exato momento, é gerada a nossa essência, que é a energia que dá suporte a toda a nossa vida. Antes do nascimento, ela  vai ser responsável por todo o nosso desenvolvimento intrauterino. Após o nascimento, rege todo o nosso desenvolvimento físico, maturação sexual, reprodução e morte. Quando a essência se finda, a vida acaba. Por isso, uma criança tem muita energia, não se cansa nunca. Brinca por horas com uma energia inesgotável, pois ela está cheia da essência. Com os anos, vamos perdendo essa essência e uma pessoa idosa tende a cuidar naturalmente de preservá-la, evitando excessos e cuidando mais da alimentação.

A essência é responsável por todos os processos de transformação no corpo e tem a função especial de manter a nossa vida, sendo especialmente afetada pelo nosso comportamento. Gastamos mais da nossa essência sempre que entramos em desequilíbrio. Quando estamos doentes, gastamos uma grande quantidade da nossa essência para que possamos nos manter vivos. Isso explica o porquê de muitas pessoas aparentarem um maior envelhecimento após a cura de uma doença grave.

O grande problema é que essa energia, depois de gasta, não retorna, ou seja, nós literalmente perdemos essência quando lançamos mão dela e isso vai representar menos saúde em uma idade mais avançada. É a quantidade de essência de uma pessoa que vai determinar se ela vai ser uma pessoa ativa na 3ª idade ou se vai ser aquele idoso que só sai de casa com um saquinho de remédios e exames para as suas intermináveis consultas médicas.

01É a essência que nos sustenta contra todos os problemas do nosso corpo. Se nos alimentamos mal e não ingerimos todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa para se manter saudável, quem vai suprir essa deficiência é a nossa essência. Se trocamos a noite pelo dia e deixamos de aproveitar a energia emitida pelo sol, nós gastamos a nossa energia para manter as nossas atividades. Com isso, perdemos mais essência. Perdemos mais vida! Se vivemos estressados e não damos ao nosso corpo e à nossa mente o descanso necessário para repor a nossa energia, o nosso sistema imunológico se enfraquece e é a nossa essência que vai ser gasta para evitar que adoeçamos.

Já diziam os antigos chineses que o  segredo da longevidade está em uma vida equilibrada e sem estresse. A alimentação deve ser balanceada para que possa suprir todas as necessidades do nosso corpo. A comida deve ser apreciada para que tenhamos uma digestão satisfatória e um melhor aproveitamento da energia gerada pela alimentação.  Devemos equilibrar trabalho e descanso  e ter um sono tranquilo e reparador. O nosso trabalho deve que ser agradável e prazeroso e o amor e a harmonia devem reinar em nossos lares para que possamos ter uma vida feliz.

casalharmoniaLógico que, muitas vezes, tudo isso se torna impossível com a vida corrida que temos, em meio a tantas responsabilidades; mas, se tivermos a preocupação de cultivar a nossa felicidade e buscar fazer o melhor para a nossa vida a cada dia, conseguiremos certamente uma vida mais tranquila e feliz, ganhando mais saúde e preservando essa nossa energia tão preciosa!

Alex da Silva Santos – Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br