Dia Mundial da Água ― Sabendo usar, não vai faltar

Enfim, chegou o mês de março: acabou o Carnaval, o ano letivo começou efetivamente, o verão está quase no fim e todos ficamos aliviados porque não faltou água na cidade do Rio de Janeiro (até agora) em 2017. No dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água, e a questão latente se coloca mais uma vez: teremos disponibilidade de água por mais quanto tempo?

É bem verdade que as chuvas chegaram aos mananciais que abastecem nossa cidade (Bacia dos Rios Paraíba do Sul e Guandu), aumentando a vazão de captação para consumo, mas não se pode contar com as forças da natureza, porque elas estão simplesmente imprevisíveis desde a virada do século XXI devido à interferência humana no clima (desmatamento, ocupação desordenada, poluição do ar, impermeabilização do solo com asfaltamento etc.).

Então, o que fazer para que a situação não fique ruim? Como podemos evitar o racionamento e até a falta de água? Resposta: CONSUMO CONSCIENTE.

As indústrias, que são grandes consumidoras de água, têm implantado programas de gestão de águas massivamente, condicionados às suas licenças ambientais, reduzindo o seu consumo global e melhorando a qualidade da água descartada (efluente).

Em nossas casas, também podemos tomar atitudes aparentemente simples, mas com resultados impactantes, tais quais:

► Fechar a torneira quando escovamos os dentes, lavamos louça ou nos ensaboamos no chuveiro;

Ÿ►Reduzir a utilização de máquina de lavar, só ligá-la quando houver roupa em quantidade para enchê-la;

► ŸUtilizar vassoura para varrer quintais e calçadas, não a mangueira;

► ŸLavar carros com balde de água e esponja, não com a mangueira;

► ŸVerificar se há vazamentos em torneiras e registros em geral, o pinga-pinga e os filetes de água desperdiçam quantidades absurdas de água e dinheiro;

Ÿ► Regar jardins e canteiros com regador, não com a mangueira.

A água potável é um bem comum, de direito difuso e responsabilidade de todos. Se tiver interesse e disponibilidade, entre na luta pela preservação de nossos recursos hídricos. Se possível, ainda, plante uma árvore perto de sua casa e cuide pra que cresça. Ela é fonte de umidade para o ar e melhora o ambiente no entorno.

Todos agradecemos!

Links úteis:

http://www.mma.gov.br/agua
http://www.inea.rj.gov.br/Portal/MegaDropDown/Monitoramento/Qualidadedaagua/index.htm&lang=PT-BR
http://desafioglobal.org/pt/

Cynthia Souza — Gestora ambiental
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @cynthiassouzaconsult