Count

Seminário sobre transfeminismos na Caixa Cultural (06/04 a 08/04/2016)

transfeminismo

De 6 a 8 de abril, ocorre na Caixa Cultural  o seminário Transfeminismos: Novas Perspectivas dos Feminismos, sobre direitos e violências sofridas pela população trans e travestis.

O evento pretende ampliar o debate sobre a corrente teórica e ativista transfeminista no Brasil, que coloca em foco questões excluídas dos feminismos mais tradicionais, como a transfobia, isto é, é a discriminação relativa às pessoas transexuais e transgêneros.

Serão abordados também temas relativos à situação de vulnerabilidade e exclusão de pessoas trans e travestis do mercado formal de trabalho e do sistema educacional, além de um amplo debate sobre o Projeto de Lei nº 5002/2013 (conhecido como Lei João Nery ou Lei de Identidade de Gênero), de autoria dos deputados federais Jean Wyllys (PSOL/RJ) e Érika Kokay (PT/DF), cuja proposta é garantir a retificação do registro de sexo e a mudança do prenome e de imagem nos documentos oficiais.

Como participantes estão ativistas de direitos humanos e teóricos em identidades de gênero e sexualidade, como o escritor João Nery, considerado o primeiro trans-homem a realizar a cirurgia de transgenitalização, cuja história serviu de inspiração para o PL 5002/2013; a ativista Hailey Kaas, uma das criadoras do site Transfeminismo; a pesquisadora Viviane Vergueiro, que escreve a partir de uma perspectiva queer; a escritora e doutora em psicologia social Jaqueline Gomes de Jesus; Daniela Andrade, uma das criadoras do site Transempregos, patrocinado pela OAB/SP; a ativista transvestigenere, Indianara Siqueira, fundadora do coletivo TransRevolução e do projeto educacional PreparaNem; a escritora e doutora em Educação, Luma Andrade; a escritora afrotransfeminista, Maria Clara Araújo, e a conselheira municipal de políticas LGBT de São Paulo, Luiza Coppieters.

Curadoria: Viviane Vergueiro,  pesquisadora e mestre em Cultura e Sociedade,  e  Helder Thiago Maia, doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve pesquisas sobre gênero e sexualidade.

PROGRAMAÇÃO

► Dia 6 de abril (quarta) − 18h30min − Transfeminismos e a Lei João Nery
Debate sobre o PL 5002/2013 que está em tramitação na Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Participantes: João Nery, Hailey Kaas e Viviane Vergueiro.

► Dia 7 de abril (quinta) − 18h30min − Transfobia e Empregabilidade
Sobre as dificuldades encontradas por pessoas trans para conseguirem empregos formais e autonomia econômica, fato que as empurra quase sempre para a prostituição e outras atividades marginalizadas. Serão transfobia e a falta de leis que assegurem proteção a essa população no ambiente educacional. Participantes: Daniela Andrade, Indianara Siqueira e Jaqueline Gomes de Jesus.

► Dia 8 de abril (sexta) − 18h30min − Pessoas Trans no Sistema Educacional
Visa refletir sobre os processos de resistência e de submissão de pessoas trans no âmbito educacional. Participantes: Luma Andrade, Luiza Coppieters e Maria Clara Araújo.

Entrada franca
(retirada de senha na bilheteria uma hora antes do evento)

Lotação: 80 lugares ( mais 3 para cadeirantes)

Classificação: 14 anos

Acesso para pessoas com deficiência

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro
(Metrô: Estação Carioca)
Tel: 21 3980-3815

(Fonte: Caixa Cultural)