Count

“Saudade de mim”: a arte de Portinari e a música de Chico Buarque em espetáculo de dança na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Espetáculo da Focus Cia. de Dança já foi assistido por mais de 20 mil pessoas em 11 cidades diferentes

Imagem: © Paula-Kossatz / divulgação

O espetáculo Saudade de mim faz curtíssima temporada na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Um dos projetos de maior repercussão da consagrada Focus Cia. de Dança totaliza oito apresentações de 20 a 30 de abril.

Unindo a obra de Candido Portinari e a música de Chico Buarque, Saudade de mim inicia com os acordes de Construção, levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara e outros personagens oriundos de diferentes composições de Chico, que na montagem irão se relacionar. Ao mesmo tempo, todos habitam telas e ambientes criados por Portinari que, a exemplo de O espantalho, Casamento na roça O mestiço, se impõem de diferentes maneiras na narrativa. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores e triângulos amorosos, indo e voltando por meio de referências aos dois artistas para transbordar poesia em cena.

“Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens que já se esboçavam em minhas criações anteriores”, destaca o bailarino e diretor do espetáculo Alex Neoral. “A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de linguagens distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”, explica.

Além de Alex Neoral, responsável pela direção, concepção e coreografia do espetáculo, a montagem traz Carol Pires, Cosme Gregory, José Villaça, Gabriela Leite, Márcio Jahú, Mônica Burity e Sheila Lokiec no elenco.

Sobre a Focus Cia. de Dança

Imagem: © Paula Kossatz / divulgação

Uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país, consagrada pela crítica especializada e por um público cada vez mais numeroso, a Focus encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quartiers Danse, em Montreal, em setembro. Em novembro, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira, que todos os anos agracia artistas e grupos de grande destaque no cenário artístico nacional.

A companhia reafirma sua importância no território da dança contemporânea brasileira lançando um feito inédito na criação de Saudade de Mim: um roteiro teatral que se integra ao instigante conjunto de gestos e movimentos que consagraram a companhia carioca ao longo de sua história.

Temporada: 20 a 30 de abril de 2017

Dias e horário: Quinta a domingo — 19h

Entrada: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia: incluindo clientes Caixa)

Bilheteria: Terça a domingo — 10h às 20h

Duração: 85 minutos

Lotação: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)

Classificação: 14 anos

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Av. Almirante Barroso, 25 — Centro — Rio de Janeiro
(Metrô e VLT: Estação Carioca)
Tel.: 21 3980-3815