Saneamento no plano estratégico do Rio de Janeiro: Precisamos – e podemos – agir!

 Centro do Rio

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida no mundo inteiro por suas belas paisagens de montanhas entrecortadas por rios e lagoas, além do extenso litoral. Infelizmente, após a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o legado prometido, com obras de saneamento e recuperação de complexos lagunares e despoluição de rios que os alimentam com águas contaminadas, não foi entregue. Por exemplo, mais de 380 milhões de reais foram gastos só nas obras de recuperação do Sistema Lagunar da Baixada de Jacarepaguá (entorno da Vila Olímpica), e não se vê mudança efetiva no local.

O saneamento está inserido no plano estratégico da cidade do Rio de Janeiro — documento que norteia o desenvolvimento urbano até 2020, parte do Projeto de Sustentabilidade Visão Rio 500, estabelecendo processos e procedimentos para o planejamento da cidade, com o objetivo de garantir bem-estar e qualidade de vida — um de seus aspectos de maior impacto direto na vida dos cidadãos, pois falhas em sua implantação e operação acarretam grandes gastos com saúde, conservação, habitação, segurança etc.

Arena Maracanã. Fonte: Portal da Copa.

O plano estratégico da cidade, ao contrário do que muitos pensam, não é um documento elaborado exclusivamente por membros do poder público municipal, mas, sim, um conjunto de ações que devem ser discutidas e acordadas, ouvindo-se todos os setores da sociedade. Para isso, existem as audiências públicas, das quais qualquer cidadão pode participar e expor seus pontos de vista sobre os seis temas que compõem o documento: Alto Valor Humano: Equidade de Oportunidades e Cidadania; Rio de Janeiro: Fonte de Bem-estar, Qualidade de Vida e Dignidade; Cidade Verde, Sustentável e Resiliente; Território Conectado, Integrado e Democrático; Cidade Competitiva, Inovadora e de Oportunidades; Governança e Reinvenção Sustentável da Máquina Pública. As audiências públicas são realizadas em locais espalhados por toda a cidade, com acesso gratuito, sendo limitado o número de participantes de acordo com a capacidade do recinto.

O plano estratégico da cidade do Rio de Janeiro entrará em discussão em audiências públicas nestes meses de agosto e setembro. Segue abaixo a lista de locais, datas e horários em que serão realizadas. Não deixe de participar e divulgar! São os momentos em que você pode colaborar diretamente para a melhoria da sua qualidade de vida e dos seus!

Piscinão de Ramos. Fonte: Folha de São Paulo.

Agosto / 2017

Dia 14 — 17h às 20h
Local: Auditório da UNISUAM (Av. Paris, 84 ― Bonsucesso)
Lotação: 300 pessoas

Dia 21 — 17h às 20h
Local: Auditório da Superintendência (Rua Orcadas, 435 ― Ilha do Governador)
Lotação: 250 pessoas

Dia 22 — 14h às 18h
Local: Auditório do Shopping Nova América (Av. Pastor Martin Luther King Junior, 126 ― Del Castilho)
Lotação: 250 pessoas

Dia 23 —9h às 13h
Local: Hotel Grand Mercure RJ, Rio Centro (Av. Salvador Allende, 6555 ― Barra da Tijuca)
Lotação: 100 pessoas

Dia 24 —18h às 21h
Local: Teatro Arthur Azevedo (Rua Vitor Alves, 454 ― Campo Grande)
Lotação: 240 pessoas

Dia 31 — 9h às 13h
Local: Auditório da Biblioteca Popular Municipal João do Rio (Av. Monsenhor Félix, 512 ― Rua Interna, Irajá)
Lotação: 70 pessoas

Setembro / 2017

Dia 13 — 14h às 18h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio s/n ― Pavuna)
Lotação: 300 pessoas

Links úteis:

Prefeitura do Rio de Janeiro — Plano Estratégico 2017-2020: http://prefeitura.rio/web/planejamento
Projeto de Sustentabilidade Visão Rio 500: http://www.visaorio500.rio/visao-rio-500/


Cynthia Souza — 
Gestora ambiental com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida, atua há mais de 15 anos nos segmentos de Gerenciamento de Projetos, Gestão de Resíduos, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade. É palestrante e instrutora de oficinas para grandes clientes da indústria do estado do Rio de Janeiro, bem como condomínios comerciais e residenciais, além de instituições de ensino locais.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @cynthiassouzaconsult.