Comédia “Riso Nervoso” faz temporada gratuita na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Grupo paulistano As Olívias interpreta 50 personagens em cinco histórias neuróticas

Imagem: © Evelyn Castilho / Divulgação.

O espetáculo Riso Nervoso fará temporada gratuita na Caixa Cultural Rio de Janeiro de 8 a 17 de setembro. Com dramaturgia e direção de Michelle Ferreira, a comédia discorre sobre situações do quotidiano que nos tiram do sério ― desde nossa relação com a burocracia e as instituições até padrões de beleza e de comportamento ― por meio de cinco histórias e cinquenta personagens.

Riso Nervoso estreou em 2015 em comemoração aos dez anos de As Olívias.  Reconhecias pelo humor rápido de suas esquetes, aventuraram-se em uma em uma dramaturgia mais elaborada, sem perder o olhar nonsense sobre o cotidiano, uma das marcas do seu trabalho.

“Todas as histórias partem de angústias pessoais de cada ator do grupo. Esse questionamento nos foi feito pela dramaturga, e todos tivemos que apresentar, de várias maneiras, aquilo que nos tirava do sério. Muitos acontecimentos, pessoas e até frases que nos aconteceram estão no palco”, afirma a atriz Marianna Armellini.

Bate-papo

No dia 10 de setembro, domingo, após a encenação, o grupo recebe o público para um bate-papo sobre sua história e trajetória.

O grupo

Formado nos corredores da Escola de Arte Dramática da USP (EAD) originalmente pelas atrizes Cristiane Wersom, Marianna Armellini, Renata Augusto e Sheila Friedhofer ― além do ator e diretor Victor Bittow ― As Olívias são um grupo que se dedica à comédia, transformando em humor seu jeito inusitado de ver o mundo. O grupo estreou em 2005, em São Paulo, com o espetáculo As Olívias Palitam, que trouxe o humor afiado das mulheres para um universo, em geral, dominado pelos homens. O humor da companhia também ganhou espaço na internet, com a websérie As Olívias queimam o filme, lançada entre 2009 e 2010. No ano seguinte, estrearam na televisão com o programa Olívias na TV, no ar durante quatro temporadas no canal Multishow. Em 2014, chegaram à TV aberta com um quadro semanal no programa Roberto Justus +, na Rede Record.

Outras informações: www.asolivias.com.br

A diretora

Michelle Ferreira é atriz, dramaturga, roteirista e diretora. Formada pela EAD da USP, foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) por oito anos. É uma das formadoras da área de Dramaturgia na SP Escola de Teatro. Indicada ao Prêmio Shell de melhor autora em 2013 (por Os adultos estão na sala), foi duas vezes finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia e segundo lugar do Prêmio Heleny Guariba de Dramaturgia Feminina. Como diretora, seu trabalho mais recente é o espetáculo Os Médios, com A Má Companhia Provoca.

Temporada: 8 a 17 de setembro

Dias e horário: Sexta e sábado ― 19h / Domingo ― 18h

Duração: 75 minutos

Lotação: 189 lugares (mais quatro para cadeirantes) 

Classificação: 12 anos

Acesso para pessoas com deficiência.

Caixa Cultural Rio de Janeiro ― Teatro de Arena
Av. Almirante Barroso, 2 ― Centro ―  Rio de Janeiro
(Metrô e VLT: Estação Carioca)
Tel.: 21 3980-3815