Programa Educativo Gente Arteira ocupa Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural em abril

 Atividades incluem visita voltada ao público infantil e bate-papo musical sobre a arte de Carybé

Em abril, o Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural Rio de Janeiro será palco de uma programação multidisciplinar do Programa Educativo Caixa Gente Arteira, inspirada em sua decoração e arquitetura. Duas ações voltadas a diferentes públicos aproveitarão o cenário do teatro, desde os baixos-relevos de Carybé aos mosaicos de Freda Jardim.

No dia 19 de abril, às 18 horas, o público poderá conhecer mais sobre o painel de Carybé   que é parte de uma das fachadas do teatro  no bate-papo musical Entre cordas e letras se faz a história: Conversas sobre música e artes visuais em Carybé. A ideia é debater a musicalidade observada na produção do artista argentino que residiu no Brasil por muitos anos, partindo de uma seleção de canções consagradas do repertório clássico e popular.

Já os pequenos de 1 a 4 anos poderão conhecer a arquitetura e as obras de arte instaladas no edifício, na ação Pequena Gente Arteira – Vamos ao Teatro da Caixa Nelson Rodrigues?. A atividade acontecerá no dia 28 de abril, às 14 horas, e envolve uma inserção teórica e experimentações práticas de reconhecimento do espaço, a partir de músicas e poesias.


Minicurso de Teatro

Destacando o aspecto da inclusão, o Programa Educativo Gente Arteira oferece, de 24 a 27 de abril (terça a sexta), das 15 às 18 horas, o minicurso Teatro pela perspectiva da inclusão e acessibilidade. Voltado para atores, universitários e interessados na temática, o curso terá como proposta apresentar discussões, técnicas e abordagens que permitam uma experiência teatral baseada em princípios que permitam a inclusão e o acesso a pessoas com deficiência.

O curso oferece 20 vagas e acontecerá na Sala Margot da Caixa Cultural Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br e a participação estará sujeita a seleção.


Oficina de assemblagem

Arte e questões ecológicas se unem na oficina Assemblagem 2.0 nos dias 11, 12  e 13 de abril (quarta, quinta e sexta), das 18h30min às 20h30min. Buscando inspiração na exposição Farnese de Andrade – Arqueologia Existencial, em cartaz na Caixa Cultural Rio de Janeiro a partir de 20 de março, a atividade proporcionará reflexões sobre os processos de acúmulo e descarte de objetos, incentivando seu uso e transformação através da linguagem artística.

Os participantes serão apresentados ao trabalho de artistas que se destacam no campo da assemblagem. Além disso, terão a oportunidade de trabalhar em suas próprias criações de acordo com as técnicas aprendidas e discuti-las, fazendo um paralelo com o universo de Farnese de Andrade. A oficina é voltada para estudantes, profissionais de artes, design e áreas correlatas a partir dos 16 anos.


Atividades mensais

O Programa Educativo também apresenta atividades que ocorrem mensalmente. Um exemplo de sucesso é a ação Em busca da obra de arte que, em abril, ocorre nos dias 7 e 14, às 11 e 16 horas. Nela, crianças a partir de 5 anos são convidadas a interagir com as obras do centro cultural e a aprender mais sobre a história do espaço.

 Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais, por meio de visitas mediadas ao público espontâneo que passa pela Caixa Cultural, de terça às sexta, nos intervalos de 13 às 14horas, 17 às 18 horas e 19 às 20 horas.

O programa Caixa Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone 21 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.


Programação

Oficina Assemblagem 2.0
Datas: 11, 12 e 13 de abril (quarta, quinta e sexta) ‒ 18h30min às 20h30min
Local: Oficina 1
Público-alvo: Estudantes e profissionais de artes, design e áreas correlatas a partir dos 16 anos.

Bate-papo musical Entre cordas e letras se faz a história: Conversas sobre música e artes visuais em Carybé
Data: 19 de abril (quinta) ‒ 18h
Local: Grande salão do Teatro Nelson Rodrigues
Classificação: Livre

Minicurso Teatro pela perspectiva da inclusão e acessibilidade
Datas:  24 a 27 de abril (terça a sexta) ‒ 15h às 18h
Local: Sala Margot – Caixa Cultural Rio de Janeiro
Público-alvo: Atores, universitários e interessados na temática a partir dos 18 anos.

Pequena Gente Arteira Vamos ao Teatro da Caixa Nelson Rodrigues?
Datas: 28 de abril (sábado) ‒ 14h
Local: Grande Salão do Teatro Nelson Rodrigues
Público-alvo: Crianças de 1 a 4 anos

Em busca da obra de arte
Datas: 7 e 14 de abril (sábados) ‒ 11h e 16h

Ações de galeria: Terça a sexta ‒ 13h às 14h, 17h às 18h e 19h às 20h

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

Programa Educativo Caixa Gente Arteira
Caixa
Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 ‒ Centro ‒ Rio de Janeiro
(Metrô e VLT: Estação Carioca)