Count

Palestra na UERJ discute a culinária dentro do Candomblé

coinhanago

A cozinha no candomblé possui um lugar de destaque, e a comida representa um elemento de ligação e troca de energia (axé) entre os orixás e os filhos de santo. Eis o  tema da palestra Na Roda — A Cozinha de Santo de Heranças Nagô, a ser  ministrada pela historiadora e doutoranda em Alimentação, Nutrição e Saúde  Lourence Cristine Alves no dia 12 de dezembro, segunda, a partir das 18 horas.

Cozinha de santo, em deferência a “comida de santo”, refere-se a algo que vai além do espaço físico da cozinha, assim como sobrepõe o alimento em si. O fazer culinário é pensado aqui em um conjunto de saberes e práticas, considerando atores sociais, transmissão de conhecimentos, técnicas empregadas em cada preparo, seleção, combinações de ingredientes, apresentação de pratos, preparos e oferendas consagrados.

Sobre a palestrante

Doutoranda em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ e graduanda em Gastronomia na UFRJ, Lourence Cristine Alves é formada em História pela UERJ e mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz. Atualmente, desenvolve pesquisas no campo da alimentação e cultura, alimentação e religiosidade, cozinha sagrada e candomblé.

Entrada franca

Inscrições antecipadas: uerjevento@gmail.com

Emissão de certificado de participação.

Idealizadores:
Angélica Ferrarez de Almeida — UERJ
João Paulo Barbosa — UERJ

UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 — Auditório da COART — Centro Cultural da  UERJ
(Em cima do Restaurante Universitário)
Maracanã — Rio de Janeiro