“Os monólogos da vagina” faz curta temporada no Teatro das Artes

Imagem / Créditos: Tiago Oshio / Divulgação.

A comédia Os monólogos da vagina estreia no Teatro das Artes, Shopping da Gávea em 6 de abril, mês de comemoração de seus 18 anos de sucesso, para um curta apresentação. No elenco, Maximiliana Reis, Cacau Melo, Sônia Ferreira e Rebeca Reis (Sônia Ferreira fará as duas primeiras semanas e Rebeca Reis, as duas últimas semanas).

Produzido em mais de 150 países e traduzido para mais de 50 idiomas o espetáculo tornou-se fenômeno mundial.  Depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora em todo o mundo abordam de maneira extremamente bem-humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade.

Miguel Falabella ‒ que assina  adaptação e a direção do texto ‒ se tornou o primeiro diretor no mundo a escalar três atrizes para, ao mesmo tempo, encenarem as narrativas das entrevistas originais colhidas por Eve Ensler. Essa concepção, a pedido da própria autora,  presente na estreia brasileira, foi adotada mundialmente em todas as produções e assim permanece até hoje.

Muito mais que um espetáculo teatral, Os monólogos da vagina tornou-se um movimento mundial. Segundo Charles Isherwood, do The New York Times, “provavelmente a mais importante obra de teatro político da última década”.

A origem

Ganhador do prêmio Obie Award, na categoria Melhor Espetáculo Inédito, em Nova York, o texto conheceu seu primeiro rascunho em 1996, após Eve Ensler entrevistar mais de 200 mulheres de vários países sobre sexo, relacionamentos, violência doméstica, estupro, etc. Essas entrevistas se transformaram numa enorme fonte de pesquisa e informações.

Eve escreveu o texto para “celebrar a vagina”, mas o propósito do espetáculo transformou-se de uma simples performance comemorativa sobre vaginas e feminilidade em um enorme movimento mundial para acabar com a violência contra as mulheres. A primeira temporada do espetáculo, no teatro HERE Arts Center, em Nova York, transformou-se rapidamente em um fenômeno, ganhando extraordinária visibilidade por meio de uma enorme campanha popular e mídia espontânea. O espetáculo, desde então, tornou-se fenômeno mundial, sendo inclusive apresentado em países islâmicos, considerados muito fechados para tal contexto, incluindo Egito, Indonésia, Bangladesh, Malásia e Paquistão.

Temporada: 6 a 29 de abril
Dias e horário: Sexta e sábado ‒ 21h / Domingo ‒ 20h
Entrada: R$ 80
Venda on-line: www.divertix.com.br
Bilheteria: Segunda a domingo ‒15h às 20h / No dia ‒ após as 20h
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos

Teatro das Artes
Rua Marquês de São Vicente 52 ‒ Loja 264 – 2º Piso
Shopping da Gávea ‒ Rio de Janeiro
Bilheteria: 21 2540-6004