Óleo de crescimento para os cabelos. Faça você mesma!

Olá, pessoal! Como está o cabelo de vocês? A média de crescimento é rápida ou lenta?

Em geral, nossos cabelos crescem 1cm por mês. Existem, porém, alguns truques e dicas que podem promover um aceleramento de sua medida mensal. Melhor de tudo, são toques que garantem todos os nutrientes de que o corpo precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea.

Os cabelos crescem em média um centímetro por mês, completando seu ciclo de crescimento em quatro anos.  Imagem / Fonte:  Fashion Table.

Esta semana, vou ensinar como fazer um óleo para ser aplicado no couro cabeludo e que irá ajudar muito a quem aderiu ao Projeto Rapunzel. Contudo, candidata a Rapunzel ou não, são  dicas cruciais para a saúde dos cabelos.

  • Para começar, consuma mais alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte. São necessários para formar a matriz capilar.
  • Durante a lavagem dos fios, o ideal é fazer uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Essa técnica aumenta a circulação sanguínea local, favorecendo o crescimento das madeixas.
  • Existe, hoje em dia, uma grande cartela de vitaminas, de várias marcas, no mercado. Elas são excelentes para fazer o cabelo crescer , uma vez nutrem a raiz capilar e melhoram a circulação sanguínea da região.
  • Não use condicionador na raiz (Nunca!), porque dificulta a circulação no couro cabeludo e o crescimento dos fios. Aplique no mínimo quatro dedos após a raiz. Se você é fumante, a dica é dar adeus aos cigarros. Estes danificam os cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços.
  • Prender o cabelo com rabo de cavalo ou uma trança exerce uma pressão moderada nos fios e pode facilitar o crescimento. Só cuidado para não haver uma pressão exagerada, que  pode resultar na quebra e, mesmo, na queda dos cabelos. Prendê-los quando molhado também não é recomendável, pois facilita o desenvolvimento de fungos, fragilizando as madeixas.
  • Faça um cronograma de acordo com as necessidades de seus cabelos. É importante hidratar, nutrir e reconstruí-los para que cresçam mais bonitos e não fiquem danificados. Sempre enxague bem os fios ao lavar com xampu fim de  que não fique nenhum vestígio nos cabelos.
Uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, favorece o crescimento e diminui a queda dos cabelos.  Imagem / Fonte: WestCast 2017.

Hora da receita.  Vamos anotar?

Ingredientes:
  • 50ml de óleo de coco;
  • 50ml de óleo de rícino;
  • 50ml de óleo de azeite;
  • 1 colher(sopa) de cravo da índia;
  • 1 colher(sopa) de gengibre ralado;
  • 1 colher(sopa) de alecrim fresco;
  • 1 cenoura (média a pequena) ralada;
  • 50ml de Bepantol líquido.
Modo de fazer:

► Misture todos os ingredientes e leve ao banho-maria por quatro minutos. Depois que esfriar, reserve a mistura por 48 horas. Após, coe e misture com 50ml de Bepantol líquido.

Usar duas vezes na semana, realizando uma leve massagem com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Deixe por três horas em média e lave como de costume.

Porque dá certo?

► Gengibre ― Rico em óleos essenciais, vitaminas minerais, antioxidantes e aminoácidos. Além disso, é um remédio ideal para cuidar dos cabelos, principalmente no que diz respeito a estimular seu crescimento.

► Cenoura ― Um alimento riquíssimo em vitamina A, que ajuda muito no crescimento saudável dos fios e previne as pontas duplas, fazendo com que os fios fiquem mais bonitos e saudáveis.

► Alecrim ― Possui propriedades estimulantes adstringentes, anti- inflamatórias, tônicas e antioxidantes.

► Cravo ― Ajuda no fortalecimento e também a estimula o crescimento dos fios. Contribui também para o controle e a diminuição da queda, além de promover o brilho as madeixas.

Planta milenar oriunda da Ásia, o gengibre estimula o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, o que favorece sua circulação e estimula os folículos do cabelo e, consequentemente, o crescimento. Imagem / Fonte: Vivo mais saudável.

► Óleo de coco ― Possui na composição uma serie de vitaminas e lipídios que ajudam a restaurar o couro cabeludo e fazer o seu cabelo crescer mais, mais grosso e mais rápido.

► Óleo de rícino ― Possui nutrientes que ajudam a melhorar o aspecto dos fios de cabelo, já que ele sela as cutículas, impedindo que os cabelos fiquem com aparência elétrica e ressecada, dando brilho aos cabelos e uma aparência mais sedosa.

► Azeite de oliva ― Possui vitaminas e nutrientes que contribuem para o brilho dos cabelos. É antioxidante, anti-inflamatório e antimicrobianas. Protege o couro cabeludo, hidratando-o.

► Bepantol ― Efeito condicionador e hidratante de longa duração. Previne danos aos cabelos. Melhora o condicionamento dos cabelos secos e danificados, reduz a formação de pontas duplas. Dá mais volume aos cabelos, melhorando seus aspecto e aumentando seu o brilho.

Espero que gostem. Um grande beijo e até a próxima!


Renata Rodrigues 
Carioca apaixonada por cosméticos e maquiagens. Sempre antenada na área, está sempre em busca de mais conhecimento e aprendizado em mídias especializadas para compartilhar com seus leitores.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @eurerodrigues.