Count

Saúde intestinal

Você sabia que o simples fato de ir ao banheiro todos os dias não quer dizer que seu intestino é saudável? Atualmente, esse é um órgão que está em pauta desde que comprovaram que sua importância vai muito além da frequência com que você vai ao banheiro.

Por ser responsável pela absorção da maioria dos nutrientes dos alimentos e da maior parte de água no organismo, estudiosos no assunto enfatizam a importância do bom funcionamento do intestino para nossa sensação de bem-estar e relaxamento, pois relacionam  o fato de que o órgão é fundamental na formação da serotonina (substância liberada pelo organismo, responsável pela sensação de bem-estar), sendo considerado por muitos  como nosso segundo cérebro!

Temos muitas bactérias no intestino, benéficas e “maléficas”. Sendo assim, manter a flora intestinal equilibrada é a chave para o organismo ficar livre de infecções e sustentar a mente e o corpo saudáveis.

Hoje em dia, sabendo-se da importância desse órgão, não se começa nenhum tratamento nutricional sem se restabelecer a saúde intestinal do paciente, uma vez que um intestino que não funciona compromete o funcionamento do organismo como um todo. O simples fato de ir todos os dias ao banheiro não quer dizer que tudo vai bem, é preciso sentir a sensação de esvaziamento por completo, o que gera leveza e bem-estar. Acúmulo de gordura, distensão abdominal, mau humor, inchaços, constipação e diarreia são alguns sinais de que o intestino precisa de ajuda.

E para mantê-lo na rota certa, a solução muitas vezes está no prato!

Alimentos ricos em fibras, como cereais, verduras, frutas (se possível com a casca), além da água (no mínimo 2 litros por dia) devem ser ingeridos diariamente para o bom funcionamento do órgão. Carboidratos simples, como pães, doces, refrigerantes e frituras, são os maiores vilões.

Quer ficar com o corpo e a mente saudáveis? Siga as nossas dicas! Fique longe de doces e alimentos industrializados, e mantenha sempre o corpo bem hidratado. A sua saúde só tem a ganhar.

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @karinealmirao