Count

Limão taiti, saúde para ti!

taiti1

O limão taiti, na verdade uma lima ácida, e não um limão verdadeiro, possui inúmeras propriedades nutricionais e medicinais. Facilmente encontrado nas feiras e mercados, por não apresentar entressafra, é visto o ano inteiro.

Essa fruta é fonte de vitamina C, ou ácido ascórbico, conhecida pelo poder antioxidante que diminui a incidência de doenças degenerativas, como o câncer, as doenças cardiovasculares, inflamações, disfunções cerebrais, e por retardar o envelhecimento precoce.

Entrando mais a fundo nos benefícios da vitamina C, pode-se destacar sua ligação com a formação dotaiti2 colágeno e a garantia da integridade dos tecidos conjuntivos das cartilagens, ossos, dentes, pele e tendões. Está relacionada também à melhora de lesões, contusões, hemorragias e sangramentos gengivais. Outro ponto importante para a nutrição é a interação da vitamina C com o ferro, ajudando na reversão do quadro das anemias, em especial a ferropriva.

Em 100ml de suco de limão obtemos de 20 a 40 mg de ácido ascórbico, sendo as necessidades dessa vitamina avaliadas de acordo com sexo e idade. Por exemplo, homens de 31 a 50 anos necessitam de 90mg/dia. Já mulheres da mesma faixa etária, 75mg/dia.

O limão taiti é rico em acidez e com grande ação cicatrizante, o que lhe confere propriedades medicinais. A recomendação para efeitos cicatrizantes é a ingestão de 20mg de vitamina C ao dia.

Além da vitamina C, encontramos também no suco de limão o ácido fólico (nutriente importante para formação e reparo do DNA cuja deficiência está relacionada a anemia megaloblástica, malformações congênitas, doença de Alzheimer, síndrome de Down, desordens cerebrais, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer), a niacina (como vitamina, é essencial nos processos metabólicos de catabolismo e anabolismo; como fármaco, reduz os níveis de triglicérides e de LDL colesterol) e a piridoxina ou vitamina B6 (auxilia na respiração celular e no metabolismo de proteínas).

Algumas propriedades do taiti: reduzir as taxas de colesterol, auxiliar no processo de emagrecimento, evitar problemas cardiovasculares, melhorar o funcionamento renal, ajudar na digestão e regulação da glicemia e evitaiti4tar a fadiga mental.

É uma fruta com poderosa ação desintoxicante, o que ajuda a eliminar as toxinas produzidas diariamente. Ajuda, ainda, na prevenção contra o cálculo renal.

O aumento da excreção de ácido úrico, ureia e ácido fosfórico pela urina é observado com a ingestão diária de limão, conferindo à fruta uma ação no combate à hiperacidúria (acidez aumentada).

Entre os benefícios gastrointestinais, encontram-se a regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, a destruição dos germes e das bactérias nocivas e o combate às fermentações e aos gases.

Para garantir seus efeitos antibióticos, antissépticos e cicatrizantes, aconselha-se ingerir o suco de limão diluído na água em jejum.

Atenção quanto à aquisição do limão taiti no mercado ou feira. Procure pelos frutos de coloração verde-oliva, casca lisa e brilhante. Evite os de coloração verde-clara e opaca.

Ariana Franco Miranda – CRN 408102063
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br

Atendimento às sextas-feiras no Studio de Pilates
Rua República do Líbano, 61 ─ sala 917/1.015 ─ Centro ─ Rio de Janeiro ─ RJ
21 3048-6852 / 24  99837-7410 (WhatsApp)