Nutrição e a saúde da pele

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Atualmente, vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez mais a aparência. A procura por tratamentos estéticos vem crescendo de forma exponencial. Porém, devemos nos lembrar que a melhor forma de nutrir a nossa pele é de dentro para fora.

O segredo de uma pele bonita e saudável está na escolha certa dos alimentos que ingerimos aliados a hábitos de vida saudáveis. Para quem busca manter uma pele saudável e adiar o aparecimento das rugas, separamos alguns alimentos ricos em princípios ativos que beneficiam diretamente a pele:

Cenoura  Uma boa fonte de betacaroteno, precursor das vitaminas A e E. Tem efeito antioxidante e anti-inflamatório. O ideal é consumir uma unidade por dia.

Laranja — A vitamina C presente no fruto tem ação antioxidante, que combate os radicais livres, principais causadores do envelhecimento da pele. Consuma uma unidade por dia.

Frutas vermelhas — Frutas como amora, framboesa, morango e mirtilo são ricas em vitaminas C e E, as quais combatem os radicais livres, prevenindo o frutas-vermelhasaparecimento das rugas. Consuma uma porção correspondente a uma xícara de chá dessas frutas por dia.

Tomate — Rico em licopeno, betacaroteno e vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes, o fruto previne o envelhecimento. Inclua quatro fatias do alimento nas saladas do almoço e do jantar, diariamente, para beneficiar a pele.

Castanha-do-pará — Rica em selênio, age como potente antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O ideal é ingerir de duas a três unidades todos os dias.

Peixes (como salmão, arenque e sardinha) — Possuem ômegas, substâncias que previnem as inflamações e são ótimos aliados no tratamento da acne. Além disso, reforçam a barreira hidrolipídica da pele, prevenindo a desidratação. Consumir um filé médio (150g) três vezes por semana é o suficiente.

Azeite — Possui vitamina E, antioxidante responsável por reduzir o ressecamento da pele e acelerar a cicatrização. Porém, por se tratar de um alimento calórico, a recomendação é consumir não mais do que uma colher de sopa, duas vezes ao dia.

Chocolate amargo — Fonte de polifenóis antioxidantes, que reforçam a proteção da pele contra a radiação UVB e ainda ajudam a combater os radicais livres. Os mais indicados são os que contêm 70% de cacau. O ideal é consumir 10g por dia, o equivalente a 1 quadradinho.

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
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