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Biomassa de banana verde: propriedades e benefícios

Ela virou moda e está cada vez mais badalada. Para quem acha que banana engorda, é porque ainda não conhece os benefícios  da  biomassa da fruta verde e o quanto pode ser uma aliada para emagrecer.

A banana, quando verde, é rica em vitaminas e sais minerais. E o melhor: ela pode ser incorporada a várias receitas tradicionais, como bolos, panquecas, massas e até molhos.

Uma de suas principais características é conter o amido resistente, substância não digerível pelo organismo e que atua como alimento para as bactérias benéficas do intestino, sendo considerada desta forma um alimento prebiótico.

O consumo de alimentos com alta concentração de amido resistente, como no caso da biomassa da banana verde, tem sido associado a diversos benefícios à saúde, tais como: melhor absorção de micronutrientes devido à melhora da função intestinal; redução do valor glicêmico do alimento, sendo um aliado dos diabéticos; melhora a função intestinal, nutrindo as bactérias benéficas  do intestino e auxiliando no equilíbrio bacteriano presente no organismo; aumento da saciedade, resultando em uma menor ingestão calórica e, assim, ajudando a perder e manter um peso saudável.

Com todos esses motivos, devemos aprender a prepará-la em casa! Então, aí vai a receita:

Vamos precisar de:
  • Água;
  • 6 bananas verdes (bem verdes)
  • 1  panela de pressão;
  • 1 liquidificador.
Imagem: Maionese de biomassa de banana verde. Fonte: Donna.

Modo de fazer:

► Lave bem as bananas sem retirar as cascas e coloque-as na panela de pressão.

► Encha a panela de água de modo que cubra as bananas.

► Leve ao fogo e, assim que levantar a pressão, cozinhe por mais oito minutos, retirando-a a seguir do fogo.

► Após a panela perder a pressão, retire as bananas com cuidado assim como suas cascas.

► Bata as bananas ainda quentes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione um pouco de água para ajudar a processá-las.

Pronto! Agora, já temos uma base cremosa que pode se misturada a bolos, creme e molhos.

Invista em uma alimentação saudável!

Até a próxima quinzena!

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @karinealmirao