Batata doce: uma maravilha de batata!

batadoce4

Ela é já é muito conhecida pelo mundo fitness, pois é uma grande aliada para quem pratica atividades físicas. Contudo, o que nem todo mundo sabe é que seus benefícios para saúde vão muito além de ser apenas uma excelente fonte de energia.

Também chamada de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, a batata doce é uma fonte importante de carboidrato de baixo índice glicêmico, isto é, sua absorção é lenta e, por isso, não eleva o nível de açúcar no sangue. Nela encontramos também outros nutrientes importantes, como o caroteno, a vitamina C, vitamina A, vitamina B6, cobre, potássio, magnésio, ferro, carotenoides e fibras.

A vitamina A, a vitamina C e o betacaroteno são excelentes antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico. Sua ingestão de forma regular pode prevenir e combater a cegueira e a mortalidade infantil causada por deficiência de vitamina A, principalmente nas populações mais carentes, sem acesso a outras fontes dessa vitamina. Sua ação antioxidante atua na eliminação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos nas células, nas quais estão associados ao desenvolvimento de enfermidades como câncer de cólon, aterosclerose e desordens coronarianas.

Alguns estalongamento-antes-musculacaoudos apontam que a batata doce ajuda na limpeza de metais pesados do trato digestório, como o arsênio e o mercúrio.

É, portanto, perfeita para quem quer ter uma dieta equilibrada! E devido ao seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, melhora a digestão e diminui o apetite, sendo muito utilizada em dietas de manutenção e perda de peso corporal, pois promove uma maior saciedade.

Assim sendo, citarei de forma mais clara alguns de seus benefícios:

  • Fornece energia para o treino, ajuda a queimar gordura e a ganhar massa muscular;
  • Ajuda a controlar a diabetes por ter um baixo índice glicêmico;
  • Ajuda no emagrecimento por ser rico em fibras e diminuir o apetite;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • É rico em antioxidantes;
  • Reduz o colesterol total e melhora a digestão por conta do seu teor de fibras;
  • É ótima para a saúde da pele, pois ajuda na formação de colágeno;
  • Previne anemias e osteoporose;
  • Regula pressão arterial.

O que está esperando para consumi-la regularmente? São motivos mais que suficientes! Faça esse bem para sua saúde! Ela merece!

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br