Alimentos e agrotóxicos

agrotoxicos

Eles são bonitos, apetitosos… e cheios de agrotóxicos!

Escolhemos com cuidado e higienizamos para garantir nossa saúde, mas será o suficiente?

Os agrotóxicos são substâncias químicas ou biológicas normalmente utilizadas para combater possíveis pragas que podem vir a causar danos aos cultivos. Quando bem utilizados, e dentro das quantidades adequadas, impedem a ação dos seres nocivos, sem estragar os alimentos e não causam nenhum dano à nossa saúde. Porém, muitos dos alimentos que estão em nossa mesa extrapolam a quantidade de agrotóxico permitida, tornando esses alimentos nocivos a nossa saúde e podendo acarretar doenças crônicas severas.

Eis a questão! Sabemos que temos que ter uma alimentação saudável, equilibrada, com ingestão de frutas, legumes e verduras. Contudo, é incoerente falar em alimentação saudável quando se trata de alimentos contaminados por agrotóxicos.372040-fruit-and-vegetables

O consumo de alimentos orgânicos, que não levam nenhum tipo de agrotóxico em seu cultivo, é uma alternativa para se proteger dos agrotóxicos. No entanto, ainda é pouco acessível à maioria da população devido o seu alto custo.

Então, o que fazer para minimizar os efeitos? Alguns tipos de agrotóxicos se concentram mais na casca do alimento, e para eliminar o agrotóxico da superfície em até 80%, o bicarbonato de sódio é a melhor pedida!

Assim, aí vai a dica: dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e coloque os vegetais nesta solução por 25 minutos. Depois, enxague bem em água corrente e pronto!

É importante também ter conhecimento dos alimentos que têm o nível de agrotóxico acima do permitido pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), podendo assim substituí-los pelo orgânico se possível. Segue abaixo uma tabela com os alimentos que apresentam níveis de agrotóxico acima do permitido:

karine1

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br