Alimentação segura durante o verão

dicas-verao

O verão ainda nem chegou e já estamos sentindo significativamente o aumento da temperatura. Nesta época do ano, as pessoas normalmente procuram as praias para se refrescarem e muitas vezes abusam do sol e se alimentam mal, ingerindo alimentos comercializados por vendedores ambulantes e barraquinhas do local. É uma época também em que aumentam significativamente os casos de desidratação, contaminação e intoxicação alimentar.

Em alta temperatura, alimentos mal-lavados ou malconservados favorecem a multiplicação de bactérias que podem causar doenças. Por isso, os riscos de contaminação e intoxicação são maiores.

Sendo assim, durante esse período, deve-se olhar cuidadosamente para a alimentação e para a ingestão de líquidos, uma vez que nosso corpo perde mais água nesta época do ano por transpirar mais.

Devemos também ter um cuidado especial com as crianças, pois elas tendem a desidratar mais woman-washing-handsrápidos do que os adultos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável, o que equivale a de oito a dez copos ao dia. Para as crianças esta quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia.

Eis algumas dicas para você curtir o verão bem hidratado e com segurança:

  • Além da água faça, ingestão de sucos, chás gelados e a água de coco. A água de coco é muito interessante por contribuir para a hidratação e para a reposição de minerais geralmente perdido pela transpiração.
  • Beba água filtrada ou mineral. Evite beber sucos e batidas feitos em locais em que não se sabe a procedência da água.
  • Lave sempre as mãos antes de preparar os alimentos e também antes de comer. Se possível, passe álcool em gel;
  • Ao fazer uma refeição fora de casa, observe a higiene do local escolhido;
  • Evite consumir alimentos vendidos na praia. Se possível, prepare os alimentos em casa e leve-os em uma caixa de isopor ou bolsa térmica com gelo para manter uma temperatura ideal.
Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br