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Açúcar, irresistível vilão!

Ele é saboroso, viciante, está presente em muitas guloseimas, regula o humor e até serve de calmante para a mulherada na TPM. Quase impossível resistir! Seu consumo excessivo, no entanto, pode trazer quilos a mais e muitos problemas de saúde.

O consumo de açúcar, especialmente do branco, está ligado ao aumento do risco de  doenças como diabetes, obesidade, doenças do aparelho digestivo, cáries, diminuição da imunidade e até tumores.

Além do açúcar branco, o consumo excessivo de produtos doces, como mousses, bolos, refrigerantes, também é prejudicial à saúde. Para mantermos um corpo saudável devemos evitar esses tipos de alimentos.

A glicose é importante para o organismo, fornece energia, ajuda na proliferação das bactérias que compõem a nossa flora intestinal, contribuindo para a eliminação das bactérias nocivas. Mas isso não significa que doces devam fazer parte do cardápio diário. O açúcar também é encontrado em outros alimentos, como nas frutas, por exemplo,  uma maneira melhor de consumi-lo, em vez de usar o açúcar branco refinado, pois assim serão fornecidos energia e nutrientes.

O açúcar refinado é considerado um antinutriente. Além de não dar nutrientes nem energia vital ao organismo, ainda rouba vitaminas e minerais importantes, como o cálcio e o magnésio, e vitaminas do complexo B. Existe uma lista de estudos que cresce cada vez mais e  comprova como o açúcar faz mal a nosso organismo. Que ele aumenta o risco de diabetes, já sabemos.

Porém, já existem pesquisas que afirmam que ele pode agravar e até mesmo causar o câncer. Muitos tipos de tumores precisam da insulina para crescer e se desenvolver. O açúcar é uma das fontes de insulina no nosso organismo e, por causa disso, ele pode ser um catalisador dos efeitos da doença. Alguns especialistas ainda concordam que muitos tumores não iriam se desenvolver se não os alimentássemos de insulina.

Para o fã de doces sugiro algumas dicas:

  • ŸNão fique mais de três horas sem se alimentar. Isso porque o primeiro alimento que vem à mente quando se está com fome é o açúcar, já que é uma fonte rápida de energia. A chance de não resistir é enorme.
  • ŸConsuma frutas secas. Por estarem desidratadas, concentram os sabores e costumam ser bem doces.  Frutas cozidas também são uma boa opção.
  • ŸBeba bastante água, ela dá maior sensação de saciedade.

O equilíbrio é tudo. Se soubermos balancear nossa alimentação e usar o açúcar de forma reduzida, a qualidade de vida e a saúde só tendem a melhorar.

Não seja um viciado em açúcar!

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
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