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Noiva saudável

Maio… um mês tão feminino! Mês das mães, mês das noivas!
E por falar em noivas,  a matéria será voltada para elas hoje!

Quando falamos em casamento e noivas, logo lembramos daquelas dietas super-restritivas e todo o sacrifício que elas fazem para estarem lindas em seus vestidos brancos no grande dia. Fazem dietas radicais, dietas da moda, jejum, para entrar no vestido, deixando seu corpo com pouco aporte de nutrientes. Tal conduta pode prejudicar sua saúde e tornar o  organismo suscetível a doenças.

Por conta disso, existe um crescente mercado na área da nutrição voltada para noivas, em que terão uma avaliação personalizada, um plano e orientações para emagrecimento ou manutenção do peso de forma saudável. É preciso entender o momento da noiva  e saber atuar nos momentos de ansiedade, pois sabemos que as preocupações referentes aos detalhes do casamento, a correria, o estresse, fazem com que ela se descuide da alimentação e, como consequência, pode acarretar perda ou ganho de peso de forma indesejável.

Então, esse acompanhamento se faz importante para que a noiva chegue no dia do seu casamento com o corpo que tanto deseja, saudável e com disposição para curtir esse dia tão especial. E para ajudá-las a manter a forma durante os preparativos separei algumas dicas importantíssimas:

 Nunca fique muito tempo sem se alimentar! Pois quando bater a fome, a tendência é cometer exageros tanto na quantidade quanto na qualidade dos alimentos. Então,  faça no mínimo cinco refeições por dia.

Beba água! Carregue sempre uma garrafinha e beba no mínimo 2 litros por dia, pois ela vai manter a hidratação da pele, além de ser muito importante para absorção de algumas vitaminas.

Tenha sempre na bolsa um mix de oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), evitando dessa forma o consumo de “besteiras” na rua. Ou se puder, carregue uma lancheira térmica, podendo assim carregar lanches mais saudáveis.

Não faça dietas da moda, pois elas geralmente são bastante restritivas e poderão prejudicar a sua saúde. O ideal é ter um plano alimentar personalizado e compatível com a sua rotina.

Faça boas escolhas. Evite os alimentos industrializados pois eles intoxicam o corpo. Dê preferência aos alimentos naturais.

Evite o consumo de sal, pois ele faz o corpo reter líquidos, tornando o corpo inchado.

Evite bebidas alcoólicas, doces e refeições tarde da noite.

Coma devagar, mastigue bem os alimentos e tenha uma alimentação colorida, variando os alimentos. Desta forma estará garantindo o consumo de todas as vitaminas e minerais e mais saciedade.

Para controlar a ansiedade, vale a pena consumir chás calmantes à noite como o chá de camomila e de melissa.

Pratique exercícios físicos! Mexa-se! A atividade física queima calorias, dá mais disposição e ainda reduz a ansiedade.

Chegar ao dia do casamento com o corpo em forma é o sonho de toda mulher. E para ficar linda e saudável é preciso uma alimentação equilibrada. Com disciplina, criando bons hábitos alimentares e com a prática de exercícios de forma regular dá tempo de qualquer noiva entrar em forma antes  mesmo de subir ao altar. É só seguir as dicas!


Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
Formada em nutrição e fisioterapia, tem especialização em acupuntura e dermatologia funcional. É mestranda em nutrição e dietética.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @karinealmirao.