Count

Mostra de Filmes da Austrália no CCBB

Com entrada franca, será apresentado um pouco da diversidade cinematográfica do país

“O Grande Gatsby “(The Great Gatsby), 2013. Direção: Bas Luhrmann.

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta, de 17 a 29 de maio, a sexta edição da Mostra de Filmes da Austrália, em que serão exibidas gratuitamente  produções do país.

A edição de 2017 representa bem o país, destacando-se a  diversidade requerida para a seleção de títulos do evento. Com nomes desde os clássicos Shine – Brilhante e Australia até os lançamentos A Vingança Está na Moda e No Coração do Mar, o festival mostra um pouco da variedade da indústria cinematográfica do país.

Muitos dos títulos, filmes que marcaram gerações, causarão surpresa ao serem relacionados com a Austrália, como é o caso dos sucessos Moulin Rouge!O Grande Gatsby. O que poucos sabem é que ambos foram produzidos na Fox Studios em Sydney, e que o diretor dos filmes, Baz Luhrmann nasceu em New South Wales, na Austrália, onde cresceu vendo seus pais participarem de competições de dança de salão.

Foi esse background inusitado que inspirou Luhrmann a dirigir filmes com um estilo tão particular. Além disso, a produção dos longas também é australiana: entre dramas, comédias, ficções e romances, essa viagem pelo mundo do cinema promete surpreender.

Filmes

► O predestinado (Predestination), 2014 / 97 min / 14 anos / Direção: Michael Spierig, Peter Spierig. Um agente temporal (Ethan Hawke) encara sua última missão após anos de viagens no tempo caçando criminosos e executando a lei. O desafio final será finalmente capturar seu inimigo mais desafiador, o homem que há muito o intriga e ludibria.

► Shine Brilhante (Shine), 1996 / 105 min / 12 anos / Direção: Robert Scoott Hicks. Desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim, a dona do estabelecimento o leva para casa e, nesse momento, é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista.

► A vingança está na moda (The Dressmaker), 2015 / 119 min / 14 anos / Direção: Jocelyn Moorhouse. Uma atraente mulher (Kate Winslet) retorna à sua cidade natal na Austrália rural. Com sua máquina de costura e estilo haute couture, ela transforma as mulheres e demanda a doce vingança de quem não acreditou em seus feitos.

► Promessas de guerra (The Water Deviner), 2014 / 111 min / 12 anos / Direção: Russel Crowe. Joshua Connor (Russell Crowe) perdeu seus três filhos na batalha de Galípoli, em 1919. Após a morte da mãe deles, promete que irá enterrá-la ao lado dos filhos. Dessa forma, ele viaja até a Turquia decidido a recuperar seus corpos para que possa enterrá-los em sua terra natal. Por mais que o país esteja agora em paz, devido à derrota dos turcos para os ingleses, Joshua enfrenta muitas dificuldades para chegar ao campo de batalha onde eles teriam morrido. Ele recebe, então, a ajuda de Ayshe (Olga Kurylenko), uma mulher que está à espera do marido, enviado para a guerra, e de seu filho, o pequeno Orhan (Dylan Georgiades).

► O ano em que vivemos em perigo (The Year of Living Dangerously), 1982 / 115 min / 16 anos / Direção: Peter Weir. Indonésia, 1965. Guy Hamilton (Mel Gibson) é um repórter australiano ambicioso e pouco experiente  que, em sua primeira missão internacional, chega a Jacarta para cobrir a agitação dos últimos momentos do regime de Sukarno. Lá, Guy recebe a ajuda essencial de Billy Kwan (Linda Hunt), um fotógrafo anão que faz para ele importantes contatos com as facções em luta e lhe apresenta a bela Jill Bryant (Sigourney Weaver), assessora do adido militar da embaixada britânica. Alguns acontecimentos precedem a queda do ditador e dentro desse contexto Guy se envolve com Jill.

► Guerreiros do amanhã (Tomorrow When the War Began), 2010 / 103 min / 14 anos / Direção: Stuart Beattie. Um grupo de amigos volta para casa após uma semana de acampamento e descobre que sua cidade foi invadida por inimigos desconhecidos. Uma guerra ocorre em seu país, e seus pais são aprisionados. Agora, sozinhos, eles precisam descobrir o que aconteceu com sua nação enquanto lutam para sobreviver.

► O Grande Gatsby (The Great Gatsby), 2013 / 143 min / 14 anos / Direção: Bas Luhrmann. Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo-se do fato de ela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.

► Moulin Rouge Amor em vermelho (Moulin Rouge!), 2001 / 127 min / 12 anos / Direção: Baz Luhrmann. Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá, ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e can-can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

► The rover A caçada (The Rover), 2014 / 103 min / 16 anos / Direção: David Michôd. Em um futuro próximo, os habitantes australianos vivem uma rotina perigosa, em que a criminalidade impera. Com o passar dos anos, Eric (Guy Pearce) já perdeu quase tudo o que tem  e se transforma em um homem duro e impiedoso. Quando sua última posse, seu carro, é furtada por uma gangue, ele vai atrás desses homens.  No caminho, ele é obrigado a levar consigo Reynolds (Robert Pattinson), o ingênuo membro da gangue, abandonado por seus comparsas.

► Austrália (Australia), 2008 / 165 min / 12 anos / Direção: Baz Luhrmann. Início da Segunda Guerra Mundial. Sarah Ashley (Nicole Kidman) é uma arrogante aristocrata inglesa  que possui uma fazenda de gado na Austrália. Ela viaja ao país para reencontrar o marido, mas ao chegar, descobre que ele foi assassinado. Para não perder a fazenda, ela se une a um vaqueiro (Hugh Jackman) e ao garoto aborígene Nullah (Brandon Walters). Juntos, eles precisam levar um rebanho de gado até Darwin, no interior do país.

► No coração do mar (In The Heart of the Sea), 2015 / 122 min / 14 anos / Direção: Ron Howard. Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. É liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação.

► O casamento de Muriel (Muriel’s Wedding), 1994 / 106 min / Livre / Direção: P. J. Hogan. Porpoise Spit, Austrália. Muriel Heslop (Toni Collette) tem 22 anos e nunca teve muitos amigos, já que as roupas que usa são fora de moda e, ainda por cima, vive ouvindo as canções do ABBA. Além do mais, , está acima do peso e nunca demonstrou muitos talentos. Sua vida muda ao conhecer Rhonda Epinstalk (Rachel Griffiths), que também é excluída do meio social. Sonhando com uma vida livre, elas fogem para Sydney. Apesar das críticas de seu pai, Muriel acredita que possa enfim encontrar a felicidade e coloca, como primeira meta, se casar. É quando ela conhece e se apaixona por um famoso nadador.

► Laranja e Sol (Oranges and Sunshine), 2010 / 107 min / 16 anos / Direção: Jim Loach. O longa conta a história de Margaret Humphreys (Emily Watson), uma assistente social dedicada funcionária do governo em Nottingham que é procurada por uma moça australiana que alega ter nascido na Inglaterra e sido ilegalmente transportada de navio, junto com outras centenas de crianças desacompanhadas para a Austrália. Disposta a investigar o caso, Margaret acaba descobrindo um terrível esquema de tráfico “consentido”, praticado no passado por autoridades de seu país, quando crianças órfãs, pobre e geralmente filhos de prostitutas e mendigos eram deportadas para os países colônias do Reino Unido, onde estavam predestinadas a conviver com rotinas de abusos físicos e psicológicos.


Programação

► Dia 17 de maio (Quarta)
  • 16h – Austrália – 14 anos
► Dia18 de maio (quinta-feira)
  • 16h – O Casamento de Muriel – Livre
  • 18h – Promessas de Guerra – 12 anos
 ► Dia 19 de maio (Sexta)
  • 16h – The Rover – A caçada – 16 anos
  • 18h – Laranjas e Sol – 16 anos
  • 20h – O Predestinado – 14 anos
► Dia 20 de maio (Sábado)
  • 14h – O ano em que vivemos em perigo – 16 anos
  • 16h – Guerreiros do amanhã – 14 anos
  • 18h – Shine – Brilhante – 12 anos
 ► Dia 21 de maio (Domingo)
  • 14h – O casamento de Muriel – Livre
  • 16h – The rover – A caçada – 16 anos
  • 18h – No Coração do Mar – 14 anos
► Dia 22 de maio (Segunda)
  • 18h – Moulin Rouge Amor em vermelho – 12 anos
► Dia 24 de maio (Quarta)
  • 18h – O Grande Gatsby – 14 anos
► Dia 25 de maio (Quinta)
  • 18h – A vingança está na moda – 14 anos
► Dia 26 de maio (Sexta)
  • 16h – Guerreiros do amanhã – 14 anos
  • 18h – Promessas de Guerra – 12 anos
  • 20h – Laranjas e Sol – 16 anos
► Dia 27 de maio (Sábado)
  • 14h – O ano em que vivemos em perigo – 16 anos
  • 16h – Shine – Brilhante – 12 anos
  • 18h – No Coração do Mar – 14 anos
► Dia 28 de maio (Domingo)
  • 14h – O Predestinado – 14 anos
  • 16h – A vingança está na moda – 14 anos
  • 18h – Moulin Rouge – Amor em vermelho – 12 anos
► Dia 29 de maio (Segunda)
  • 18h – O Grande Gatsby – 14 anos

 

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 ― Centro  ― Rio de Janeiro
Tel.: 21 3808-2020
E-mail: ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: Quarta a segunda ― 9h às 21h