Montréal en Lumière, um dos maiores festivais de inverno do mundo

La Nuit Blache promove uma maratona cultural para um público de 300 mil pessoas. São mais de 200 atrações espalhadas por toda a cidade até o amanhecer. Créditos: Divulgação.

O frio e a neve são símbolos do inverno do Canadá e uma atração para quem visita o país. Independentemente da temperatura, que pode chegar a 40ºC negativos em alguns lugares, os canadenses se divertem e muito. Uma das opções da temporada é o Montréal en Lumière, um evento tradicional com muita música, arte, dança e gastronomia, que acontece entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março e chega à sua 19º edição com uma série de programas gratuitos. No evento, a Nuit Blanche é o destaque. O termo em francês significa “noite em claro” e ao mesmo tempo faz  referência à brancura da neve e às 24 horas ininterruptas de muita diversão. Os espetáculos estão espalhados pela cidade, porém a maior parte se concentra nas proximidades da estação de metrô Place des Arts. A última edição do festival registrou mais de 1 milhão de participantes e colocou o Montréal en Lumière como um dos principais símbolos de lazer de inverno no mundo.

O festival é para todas as idades e bolsos. Na abertura, no dia 22, é possível escolher entre o show da cantora quebequense Marie Denise Pelletier (Théâtre Outremont ‒ 20h  ‒ ingressos a partir de 34 dólares canadenses) e o show com entrada franca de Domeno, cantor canadense que mistura música pop e eletrônica e promete não deixar ninguém parado (20h ‒ palco central do festival).

Uma tirolesa, uma roda gigante e uma degustação de queijos também fazem parte da programa gratuita. Na Fête des fromages d’ici, serão oferecidos mais de 70 tipos de queijos produzidos na província do Quebec. Além de poder provar todos ‒ e de graça! ‒ quem quiser pode comprar os queijos diretamente com os produtores a um preço reduzido.  Para quem gosta de ritmos latinos, o show das Las Reinas and The Cuban Martinez Band (23 de fevereiro ‒ Le Balcon) não pode ficar fora da agenda.

Las Reinas, uma das atrações do Montréal en Lumière juntamente com  The Cuban Martinez Band.

A banda Random Recipe é outra atração do festival com show único em 1º de março (Club Soda ‒ 20h ‒ ingressos a partir de 26 dólares). O trio formado por Frannie Holder, Fab e Liu-Kong Ha é uma das bandas mais conhecidas da nova geração montrealense e mistura vários ritmos e crítica social. Após quatro anos sem gravar, o Random Recipe lança no Montréal en Lumière o terceiro álbum de sua carreira.

Para fechar o evento, o Mondial des Cidres é uma opção para quem gosta da bebida tradicional feita com maçã. Serão mais de 20 cidricultores artesanais. O ingresso custa 20 dólares e dá direito a um copo e a 10 cupons de degustação.

Já a Nuit Blanche, a Noite em Claro, é como o nome indica, a chance de participar de uma maratona cultural, até de manhã, com mais de 200 atrações espalhadas por toda a cidade, a exemplo de museus, livrarias, shows musicais, galerias de arte, restaurantes, bares, teatro, cinema e até o Spa Bota Bota, que funciona em um barco ancorado no Rio São Lourenço e na altura do Velho Porto, terá uma programação especial para quem quer relaxar e ter uma visão privilegiada da cidade iluminada.

Spa Bota-Bota. Créditos: Divulgação.

Volto em breve com mais dicas de cultura e lazer do Canadá!

Jornalista com mestrado em Relações Internacionais e especialização em Economia, pela Fundação Getulio Vargas. Atuou na TVE (atual EBC), TV Record, Rede TV, SBT, TV Justiça e Agence France-Presse. Atualmente, mora em Montreal, no Canadá, onde trabalha como assessora de imprensa  e consultora consultora de Educação Internacional. Rosane faz  parte do time de embaixadores do Language Portal of Canada e é e é também secretaria de Comunicação do Conselho de Cidadania junto ao Consulado -Geral do Brasil em Montreal.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br.  Instagram: @rosanerodriguesbrasil.