Características de cada biótipo

Em prosseguimento ao tema da última coluna, falarei, hoje, dos biótipos ampulheta, triângulo e triângulo invertido, ensinando como valorizar seus melhores atributos e disfarçar aqueles que não nos agradam tanto.

Os corpos em formato retangular e oval ficam para a próxima coluna, ok?

Ampulheta

É uma forma de corpo equilibrada, com as mesmas medidas de ombros e quadris e cintura fina. Nesse tipo de corpo, praticamente tudo cai bem. Então, basta valorizar as curvas naturais. Se, ainda assim, você quiser disfarçar os quadris, por exemplo, é só focar em cortes mais retos, não tão justos.

Triângulo

Nesse biótipo, muito comum no Brasil, os quadris são nitidamente mais largos que os ombros.

Para disfarçar o quadril volumoso, deve-se chamar a atenção para a parte de cima, abusando de decotes V, lenços e criando volume com peças mais amplas. As blusas com manga princesa são perfeitas para o corpo triângulo, assim como as camisas com laço no pescoço. Cores vibrantes também são bem-vindas.

Para a parte de baixo, uma boa dica é usar saia evasê, que não marca tanto as formas, mas, também não possui volume sobrando. As cores devem ser mais sóbrias. Assim, o visual fica equilibrado.

Evite blusas que terminem na altura dos quadris. Para disfarçar essa medida, o ideal é que ela termine um pouco acima ou abaixo dos quadris. Alças finas e tomara-que-caia também evidenciam essa diferença de medidas, assim como calças ou saias muito amplas e com bolsos laterais.

Triângulo invertido

Ombros mais largos com ou sem seios fartos em relação aos quadris são as características desse biótipo.

Para disfarçar a desproporção, deve-se criar a ilusão de ampliar a parte de baixo, o que se alcança com saias godê e calças pantalona ou com bolsos amplos ou pregas. Abuse das cores chamativas, deixando os tons sóbrios para os membros superiores. O detalhe de babado na barra da blusa (também conhecido como peplum) e decote V ajudam a amenizar a silhueta.

Evite blusas com decote canoa e mangas volumosas, assim como blusas justas e curtas usadas com calça skinny ou retas.

 

Amanda Perrut
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @amandaperrut