Inverno como nosso aliado (e não, vilão!)

 Imagem / Fonte: It’s Itajubá.

Por que será que engordamos no inverno? Por que sentimos mais fome? Esses são questionamentos de inúmeras pessoas. E elas não estão enganadas!

No inverno a temperatura “cai” e o nosso corpo acaba gastando muito mais energia para manter a temperatura corpórea ideal. E para repor essa energia, o corpo pede mais comida, já que é por meio dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. Por isso o aumento da fome nessa estação, e o perigo de engordar também, se não soubermos fazer boas escolhas na alimentação.

Nessa estação, também tem outro fator preocupante:o aumento da incidência de gripes e resfriados. Com isso a importância de uma alimentação saudável para mantermos nosso sistema imunológico fortalecido.

Parece difícil perder peso no inverno, não é?

Aí é que as pessoas se enganam! É mais fácil! É fato que o nosso corpo pede mais comida, porém ele também está gastando mais energia no frio e podemos usar isso a nosso favor. No inverno temos ainda uma superaliada: a SOPA! Uma refeição supernutritiva, rica em fibras que promovem saciedade, quentinha e, além de tudo,  a pode substituir um jantar, por exemplo, economizando em calorias, sem abrir mão de nutrientes.

Imagem / Fonte: Dietas, Regime, Obesidade.

Porém, evite cair na praticidade das sopas instantâneas. Elas, além não conter quase nutrientes, possuem sódio e gorduras em grandes quantidades. Dessa forma, diferente de perder peso, você irá engordar. Sopas nutritivas e com baixa coloria devem conter legumes e vegetais variados, sem adição de temperos industrializados e cremes. Uma boa combinação de ingredientes pode deixá-las muito saborosas!

Então, vamos aproveitar o friozinho pra começar aquele projeto verão? Garanto que é a melhor estação para começar!


Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
Formada em nutrição e fisioterapia, tem especialização em acupuntura e dermatologia funcional. É mestranda em nutrição e dietética.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @karinealmirao.