Hidratando os cabelos cacheados no inverno

Fonte: Beleza Extraordinária.

Olá, pessoal! Muita gente é apaixonada pelo inverno, mas os cabelos, nem tanto. É uma época ainda mais difícil ainda para as cacheadas.

Na estação mais fria do ano, é normal que os fios fiquem mais ressecados e quebradiços por conta do clima frio e dos banhos quentes. Daí que tomar certos cuidados para diminuir impactos, é sempre bom.

Vamos lá?

Não tenha medo de aplicar uma quantidade generosa de condicionador no inverno; afinal, é necessário, já que o tempo está mais seco e a água do chuveiro, mais quente. Lembrando apenas que, para quem possui a raiz oleosa, somente aplicar o condicionador do meio para as pontas.

Evite também, se possível, lavar os fios na parte da manhã, quando está mais frio. É o horário do dia que tendemos a tomar banho mais quentes. O ideal é na parte da tarde, momento de temperaturas um pouco mais altas.

Fonte: Sonia Lago.

Ao finalizar a lavagem do cabelo, sele as pontinhas com gotinhas mínimas de óleos vegetais. Assim diminui as chances de quebras. O azeite de oliva é uma dica ótima! Da mesma maneira, também o são o óleo de rícino, o óleo de uva ou abacate e o tão querido óleo de coco.

É difícil, mas conheço inúmeras cacheadas que usam secador. É muito importante aplicar sempre protetor térmico antes de usá-lo. O ideal é que evite ao máximo o uso, mas, se não conseguir, tente usar de uma a duas vezes na semana.

Muita gente acredita que, por ser inverno, os cabelos precisem mais de nutrição para manter os fios nutridos e saudáveis. Ocorre que, se os cabelos estiverem desidratados, os fios são incapazes de absorver vitaminas e nutrientes.

O que quero dizer é que hidratação é importante, sim, só que deve ser o primeiro passo nos cuidados com os cabelos durante o inverno.

Fonte: Beleza Extraordinária.

Nesta semana, trago uma receita para você, cacheada ou possuidora de cabelos muito ressecados.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de máscara para cabelos de sua preferência.
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo.
  • 2 colheres (sopa) de leite integral.
  • 1 colher (sopa) de mel puro.

Modo de fazer:

► Misture todos os ingredientes em um pote plástico.
► Lave os cabelos com xampu especifico para seu tipo de cabelo e retire o excesso de água com uma toalha. Em seguida, aplique a mistura em todo o cabelo e o envolva em papel alumínio ou uma touca própria para fazer massagem no cabelo. Deixe por 20 minutos e enxague. Prontinho!

Dica: O mel pode ser substituído por 1 tampinha de Bepantol líquido, uma ampola de sua preferência ou um pouquinho de queratina.

Fonte: Beauty-Style via Pinterest.

Por que dá certo?

Máscara de hidratação ― Tem função de repor a agua e umidade dos fios, trazendo o efeito maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

Mel ― É um antioxidante natural. Por ser também emoliente, melhora a saúde dos folículos capilares, que são os responsáveis pelo crescimento. Além disso, é umectante, evitando a perda de umidade do seu couro cabeludo.

Leite ― Contém ácido lático, que tem propriedades de hidratação e rejuvenescimento.

Açúcar ― Recupera a maciez e brilho dos cabelos, diminui o frizz e a porosidade.

Espero que gostem. Um grande beijo e até a próxima!


Renata Rodrigues 
Carioca apaixonada por cosméticos e maquiagens. Sempre antenada na área, está sempre em busca de mais conhecimento e aprendizado em mídias especializadas para compartilhar com seus leitores.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @eurerodrigues.