Count

“Fora da caixa” em cartaz na Sede das Cias

Novo espetáculo de Ivan Sugahara coloca em xeque monogamia e heteronormatividade nas relações

fora da caixa - © Dalton-ValerioImagem: ©  Dalton Valério / divulgação

O espetáculo Fora da caixa cumpre temporada na Sede das Cias, na Lapa. Idealizada e dirigida por Ivan Sugahara, a peça conta a história de um “trisal”, uma relação amorosa entre três pessoas.

“Durante séculos nossas relações afetivas se sustentaram nos pilares normativos da monogamia, do patriarcalismo, da heteronormatividade e do amor romântico”, conta o diretor. “Mas estamos vivendo uma revolução na nossa forma de lidar com o amor”, completa.

Na trama, Rebecca e Thiago vivem uma relação monogâmica que é transformada pela chegada de Ricardo, quando começam a viver um relacionamento a três. Depois da morte de Rebecca, Thiago e Ricardo lidam com sua ausência enquanto revivem suas memórias e tentam reinventar sua história amorosa sem ela.

Foram dez meses de ensaio para criar, ao mesmo tempo, texto e encenação. “Um novo paradigma amoroso começou a se formar na década de 60, com as revoluções culturais e os movimentos hippie, gay e feminista. Desde então, estamos vivendo uma grande transformação”, explica Sugahara, que conta com cinco jovens atores no elenco: Catarina Saibro, Fábio Cardoso, Thiago Ristow, Rebecca Leão e Ricardo Cabral. “São eles os agentes dessa mudança hoje. Como pensam e vivem o amor? Que projeto de afetividade querem construir para si e para o mundo?”

Entre 2014 e 2015, Sugahara montou uma trilogia sobre o amor com os espetáculos Amores, Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir e Beija-me como nos livros. “Beija-me encerrou a trilogia apontando a crise desse modelo de amor romântico, que já não nos faz feliz hoje”, analisa o diretor. “Fora da Caixa é uma tentativa de responder cenicamente à pergunta: como amar melhor?”

Temporada: 30 de junho a 16 de setembro
Dias e horário: Sextas e sábados ― 23h
Entrada: R$ 40 reais (inteira) / R$ 20 reais (meia)
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos

​​Sede das Cias
Rua Manuel Carneiro, 12 ― Escadaria Selarón
Lapa ― Rio de Janeiro
Tel: 21 2137-1271