Festival estadual de teatro da FETAERJ com inscrições abertas

Reconhecido como um dos melhores do Brasil, festival reúne grupos teatrais do Estado do Rio

O Festival da FETAERJ ‒ PRÊMIO PASCHOALINO 2018 chega à sua 40ª edição como o mais importante evento realizado pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2018, será, mais uma vez, realizado gratuitamente, de 13 a 22 de julho, em Maricá, no Cine Teatro Henfil, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura de Maricá.

O festival  ‒ cujo nome é uma homenagem ao grande ator e guerreiro da arte Paschoal Carlos Magno ‒ acontece anualmente no fim do mês de julho. Nesse período de grande encontro teatral, os federados vivenciam diariamente os espetáculos da Mostra Competitiva de grupos e companhias do Estado do Rio de Janeiro, companhias convidadas de outros Estados, oficinas, debates, discussões sobre o  fazer teatral. Trata-se de um momento de troca de experiências, de arte e linguagens de artistas de  diferentes localidades. Dessa forma, o festival da FETAERJ se transforma num local de aperfeiçoamento e aprendizagem, já que, nos dias do evento, a respiração diária das artes cênicas acontece da forma mais plena e completa.​

Sobre a FETAERJ

A FETAERJ ‒ Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública estadual, filiada à CBT (Confederação Brasileira de Teatro). Desde sua fundação, em 1977, a FETAERJ associa grupos de teatro com o objetivo de desenvolver o fomento, a criação/manutenção e a difusão do teatro no nosso Estado.

A federação trabalha com o princípio da descentralização da produção cultural, focando suas atividades  em grupos e ações no interior, realizando festivais, congressos, concursos, seminários, oficinas, mostras, intercâmbios, palestras, debates, leituras, cursos e festivais de teatro, o que tem acentuado de forma ímpar a difusão do teatro, promovendo a capacitação de artistas, técnicos e grupos, o aprimoramento das produções, a criação e manutenção de novos grupos e novos espaçose a formação de plateia.

As inscrições podem ser efetuadas até 24 de junho no próprio site da FETAERJ: http://www.fetaerj.com/paschoalino