Exposições “Retroperformance” e “In Memoriam” na Caixa Cultural Rio de Janeiro

“In Memoriam”.”Cabeçudas”, de Cinthia Marcelle e Marilia Rubio.  Série Elogio ao Amor. 2014-2017. Desenho.

Encontram-se abertas para visitação as exposições Retroperformance e In Memoriam  na Caixa Cultural Rio de Janeiro.  A primeira apresenta registros do cenário da performance da década de 1980 no eixo Rio–São Paulo. Já a segunda explora as possibilidades da prática do desenho.

A programação inclui, no dia 23 de setembro, sábado, às 14 horas, a oficina Retroperformance, voltada para artistas e interessados na linguagem da performance. A atividade, ministrada pela curadora Grasiele Sousa, é gratuita, e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail oficina@espacoliquido.com.br.

Já a exposição In Memoriam reúne trabalhos de 21 artistas desde os anos 1960 até os dias atuais, propondo uma reflexão sobre de que maneira uma categoria histórica como o desenho é apropriada, redefinida e ressignificada pela produção contemporânea. Organizada pela curadora Fernanda Lopes, a mostra conta com desenhos, objetos, vídeos, instalações, performances, fotografias e intervenções, totalizando 37 obras, e permanece em cartaz até 1o de outubro de 2017.

Dividida em módulos, In Memoriam apresenta algumas reflexões sobre o ato de desenhar e os elementos que compõem um desenho. Alguns tratam da linha em sua forma mais simples. Outros lidam diretamente com a prática do desenho de observação. Há ainda os que se interessam pelo suporte clássico do desenho: a folha de papel. Marcam presença nomes como Ivens Machado, Paulo Bruscky, Carlos Fajardo, Milton Machado, André Terayama, Cinthia Marcelle Marcio Diegues e Ricardo Basbaum.

Já a mostra Retroperformance realiza temporada no espaço até 8 de outubro, apresentando vídeos, fotografias, filipetas, jornais, cartazes, cadernos, croquis e storyboards produzidos na década de 1980 por alguns dos nomes mais representativos da performance do eixo Rio-São Paulo.

“Retroperformance”.  “O espelho vivo”, de Renato Cohen. Magritte. Foto: © Vina Essinger.

Durante a visita, o público terá acesso a material de arquivo raros ou mesmo inédito de nomes como Lenora de Barros, Aimberê Cesar, Renato Cohen, Otávio Donasci, Guto Lacaz; das duplas Alex Hamburger e Márcia X, Lucila Meirelles e José Roberto Aguilar, Dupla Especializada (Ricardo Basbaum e Alexandre Dacosta) e do coletivo 3NÓS3 (Mário Ramiro, Rafael França e Hudnilson Jr).

In Memoriam ― Galeria 2 ―Visitação até 1º de outubro
Retroperformance ― Galeria 3 ― Visitação até 8 de outubro

Horários: Terça a domingo ― 10h às 21h.

Acesso para pessoas com deficiência.

Entrada franca

Classificação: Livre

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25 ― Centro ― Rio de Janeiro
(Metrô e VLT: Estação Carioca)
Tel.: 21 3980-3815