Exposição “Zona Oeste em cores” no West Shopping

De 26 de abril a 31 de maio, o West Shopping será palco da exposição Zona Oeste em cores, da artista plástica e designer Cândida Ferreira.

Sob a curadoria de Malu Ravagnani, a mostra traz mais de 25 telas e retrata o olhar pessoal de Cândida sobre lugares, monumentos e diferentes arquiteturas presentes na região. A artista buscou expressar de forma ‘plástica’ o belo, com a função de indagar e incentivar mudanças comportamentais para agregar valor à região da Zona Oeste por meio da cultura.

Ganhadora de vários prêmios, Cândida é moradora de Campo Grande e teve suas obras citadas em livros e catálogos. Neste ano, a artista decidiu homenagear a Zona Oeste, levando para suas telas monumentos e representações da região, compondo uma arte de grande impacto visual, com cores vibrantes, pinceladas firmes e expressivas. Cândida se identifica com o Impressionismo e foi nessa linha que desenvolveu as pinturas em acrílico e à óleo, reflexos de seu trabalho em atelier e também em plein air, na rua.

“O objetivo da exposição como um todo é revelar o olhar pessoal e confiante no futuro da região para restaurar em cada visitante uma atitude de mudança do cotidiano, a fim de transformar a região da Zona Oeste através das cores. A arte vem para observar, conscientizar e inspirar”, explica a curadora Malu.

Cândida levou em consideração os lugares que passa com frequência, como a capelinha Nossa Senhora das Graças, o posto 10 do Recreio, entre outros. “As pinturas de lugares antigos vêm a partir de fotos de amigos que me enviam e que conhecem meu amor pela arte. Meu trabalho não é uma recriação e sim uma criação da visão que tenho de pontos que saltaram aos meus olhos. A ideia da exposição é mostrar ao público que a nossa região pode ser melhor, por isto também escolhi o Burle Marx, como homenageado, que saiu da Zona Sul da cidade do Rio para morar na Zona Oeste – RJ e criou muitas coisas bonitas por aqui, o que ele queria era ter um lugar mais agradável e mais belo aos olhos de quem vê, pois via a beleza natural, o grande valor e riqueza botânica da nossa área. Concluindo, arte não se explica, é pura inspiração”, conta Cândida.

A exposição faz parte de um projeto West Cultural do shopping, que consiste em valorizar a arte, sobretudo regional, para o grande público. “É fundamental levarmos mais opções de arte e cultura para as famílias da região.

Visitação: 26 de abril a 31 de maio

Dias e horário: Segunda a sábado ‒ 10h às 22h / Domingos e feriados ‒ 13h às 21h.

West Shopping ‒ Espaço Multiuso/Cultural
Estrada do Mendanha, 555 Lj 287
Campo Grande ― Rio de Janeiro
Tel.:  21  3178-9501