Exposição “Retiro dos Artistas – 100 anos de história” no Center Shopping Rio

Imagem: Divulgação.

O Retiro dos Artistas – espaço assistencial de convivência destinado aos profissionais que trabalharam com entretenimento – está em festa. Este ano, completa seu primeiro centenário. Para celebrar um momento tão importante, o Center Shopping Rio, em parceria com o abrigo, realiza a exposição Retiro dos Artistas – 100 anos de história. A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta ao público no Center Cultural, no 3º piso, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos e feriados, das 11 às 21 horas, até 30 de setembro.

No espaço, os visitantes vão poder conhecer um pouco mais sobre a instituição por meio de imagens que marcaram a trajetória do Retiro dos Artistas, além de itens como as cartas dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas com menções à Casa dos Artistas, nome inicial do lar.

“A mostra é uma forma de homenagear os 100 anos do Retiro dos Artistas e, com isso, contribuir para a memória dessa instituição que faz parte da cultura de nosso país”, comenta Aline Ferraz, coordenadora de Marketing do Center Shopping Rio.

A exposição contará, também, com curiosidades sobre o abrigo, como informações sobre o surgimento da instituição, as visitas ilustres que passaram pelo local, o concurso Rainha do Baile e a tradicional festa junina. Ainda no local, haverá uma Calçada da Fama, em que o público poderá apreciar os nomes de residentes ilustres como Zélia Hossman, Yolanda Cardoso e Claudio Corrêa e Castro, estampados em estrelas.

“A instituição é a prova viva de que viver pela arte, para arte e ajudar ao próximo vale a pena. A identidade de um povo está na cultura. Uma sociedade sem memória e sem cultura não é um povo.  Temos muito o que resolver, mas a riqueza que mora na nossa instituição é incomensurável”, afirma Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas.

Sobre o Retiro dos Artistas

Em 1914, a crise econômica gerada pela Primeira Guerra Mundial deixou um grande número de desabrigados entre os artistas estrangeiros. A situação trabalhista, bastante precária para os artistas, não era mais confortável para seus empresários. Em decorrência dessa instabilidade profissional, em 1915, um grupo de donos de companhias de atores, encabeçados pelo artista e empresário Leopoldo Fróes, deu início à primeira tentativa de se organizar uma instituição que amparasse o artista idoso e desempregado.

Com esse propósito, surgiu em 13 de agosto de 1918 a Casa dos Artistas, que mais tarde passaria a se chamar Retiro dos Artistas, que tinha como foco principal o trabalho assistencial. Com o passar do tempo, a instituição começou a investir ainda mais na qualidade de atendimento, tendo em vista que o número de profissionais da área artística aumentava cada vez mais. Atualmente, o lar abriga 48 pessoas que trabalharam em diversas áreas do entretenimento e oferece aos seus moradores aulas de ioga, fisioterapia, tratamentos odontológicos, salão de beleza e hidroginástica.

Data: Até 30 de setembro.

Dias e horário: Segunda a sábado – 10h às 22h / Domingos e feriados – 11h às 21h.

Entrada gratuita

Center Shopping Rio
Av. Geremário Dantas, 404
Tanque – Jacarepaguá
Rio de Janeiro/ RJ
Tel.:  21 3312-5000