Exposição “ONI UNI LIRI LUDI” no Espaço Furnas Cultural

Imagem: Divulgação.

Encontra-se aberta para visitação no Espaço Furnas Cultural a exposição ONI UNI LIRI LUDI, do artista Anderson Ferreira Lemes, o Alemão.  A mostra inédita explora e tem como eixo principal a série Bicicletas, que alavancou a carreira do artista pela Europa, especialmente na Itália, fazendo com que deixasse de lado a sala de aula e se dedicasse exclusivamente a pintura.

O projeto curatorial reúne obras do acervo pessoal do artista e apresenta com exclusividade desenhos originais com estudos de personagens para Grafite, uma série inédita de latas de spray customizadas como objeto de arte; uma escultura customizada do seu principal personagem, o coelho, e um minidocumentário sobre a história do artista, o Arte [i] Legal, produzido pelo Memorial RB em 2014 para a exposição de mesmo título realizada na instituição. São 8 pinturas em tela, 5 latas de spray customizados, 1 escultura de coelho customizada, 10 desenhos e 10 estudos de cor.

ONI UNI LIRI LUDI apresenta a integração do universo de seus personagens a contextos regionais e universais, ampliando o conceito e a importância de suas obras no cenário artístico nacional e internacional.

Segundo  Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, “Anderson Ferreira Lemes, o Alemão, oferece em sua poética visual a oportunidade de refletir sobre a existência humana. Seu trabalho, iniciado com o ato de grafitar muros nas ruas de Assis, interior do Estado de São Paulo, Brasil, ganhou o mundo pela universalidade. Transformar uma percepção local em sentimento universal é para poucos. O lirismo de seus personagens dirigindo mágicas e oníricas bicicletas remete ao desejo de liberdade que nos torna humanos. Todos queremos pedalar sem barreiras pelos caminhos do mundo. As imagens do Alemão trazem essa possibilidade dentro de uma estética em que a cor desempenha um papel primordial.”

Abertura (para convidados): 7 de junho ‒ 19h
Visitação: 8 de junho a 5 de agosto
Horário: Terça a sexta ‒ 14h às 18h / Sábado, domingo e feriado ‒ 14h às 19h

Entrada franca

Espaço Furnas Cultural
Rua Real Grandeza, 219 ‒ Botafogo – Rio de Janeiro