Count

Exposição reúne obras de novos talentos das artes visuais na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Exposição itinerante com obras de 30 artistas de vários estados irá circular por todas as unidades da Caixa Cultural

 “Cava 1”, de Luiz Carlos Silva Guimarães.

De 30 de maio a 23 de julho, acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro a segunda Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas, com trabalhos de 30 novos talentos nacionais das artes visuais, entre desenhos, esculturas, fotografias, gravuras, instalações, intervenções, pinturas e vídeo.

Com curadoria de Liliana Magalhães, a exposição reúne em primeira mão exatas 37 obras de artista contemporâneos oriundos de 12 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os escolhidos não exibiram trabalhos em exposição individual, colocando em prática mais uma iniciativa do centro cultural em divulgar novos artistas.

Com base no conceito “configuração das relações urbanas no momento atual”, a curadoria priorizou trabalhos que apresentassem qualidades artísticas resultantes da experimentação e da força poética visual. Assim, não só a potência do assunto de cada trabalho, mas também a contundência da abordagem dos diferentes artistas determinou a escolha dos nomes presentes na exposição.

 “As obras apresentadas na mostra têm um potente diálogo contemporâneo e revelam um panorama das linguagens e propostas de uma emergente geração das artes visuais. Suas narrativas revelam o artista como um ator social crítico, pleno de cidadania, que se expõe e nos projeta para as complexas relações que se dão nas grandes cidades”, explica a curadora Liliana Magalhães. “As questões de gênero, raça, consumo, política, ética, meio ambiente e afirmação de direitos humanos e civis aparecem como uma síntese do agudo momento de transformação que vivemos”, enumera.

Após o Rio, a exposição visitará São Paulo e Brasília em 2017 ainda. Ao longo de 2018,  circulará por todas as outras unidades da Caixa Cultural: Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba.

Abertura: 30 de maio (terça) ― 19h

Visitação: 30 de maio a 23 de julho

Dias e horário: terça a domingo ― 10h às 21h

Entrada franca

Classificação: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4
Av. Almirante Barroso, 25, Centro ― Rio de Janeiro
(Metrô e VLT: Estação Carioca)
Tel.: 21 3980-3815