Espetáculo “Tudo sobre elas”, inspirado em clássicos do cinema, em cartaz no Teatro Laura Alvim

Imagem: © Ricardo Fujii  / divulgação

O espetáculo Tudo sobre elas cumpre temporada no Teatro Laura Alvim, em Ipanema. Com texto de Emílio Boechat e direção de Barbara Bruno, a peça é livremente inspirada em dois grandes clássicos do cinema das décadas de 1950 e 1960: A Malvada (1950, de Joseph L. Mankiewicz, com Bette Davis e Anne Baxter) e O Que Teria Acontecido a Baby Jane? (1962, de Robert Aldrich, com Bette Davis e Joan Crawford).

  — Tive a ideia para essa peça inspirado nesses dois filmes que sempre achei muito teatrais, ambos com duas personagens femininas fortes, antagônicas e ambíguas, se revezando nos papéis de vítima e vilã. (…) rascunhei uma sinopse com uma trama original e uma abordagem cômica, já que tenho esse defeito de ver graça na desgraça alheia — conta Boechat.

Com Sonia Lima e Nina de Pádua no elenco, Tudo sobre elas se passa em um único dia, sendo ambientada no quarto de uma casa de repouso do início dos anos 60. A história gira em torno de Heloísa, uma atriz de sucesso no passado esquecida em uma casa de repouso. Com amnésia devido a um trauma que encerrou sua carreira e diagnosticada com câncer terminal, ela aguarda amargurada seus últimos dias de vida. Sua única companhia é Regina, uma grande fã, que em suas visitas a ajuda a rememorar um passado de glórias. Ao longo da peça, descobre-se que a relação entre Heloísa e Regina esconde segredos os quais, quando revelados, inverterão os papéis entre as duas, levando a um final surpreendente.

Em tom ácido, as personagens dessa tragicomédia atemporal transitam entre o amor e ódio numa constância passional, defendendo suas verdades enquanto tentam encobrir seus erros, não os admitindo nem mesmo para si mesmo. É uma montagem realista e envolvente que convida o público a avaliar as relações humanas em seus sentimentos e comportamentos, consigo e com o outro.

Para a diretora Barbara Bruno, a montagem é uma grande e bem-humorada homenagem aos filmes das décadas de 1950 e 1960 e às estrelas brasileiras dos anos 60. A diretora do destaca ainda a importância de se falar de uma época (os anos 60) em que se vivia o romantismo e a luta pela liberdade ao mesmo tempo.

Sobre as atrizes

Sonia Lima, atriz ― idealizadora e produtora do espetáculo ― estreou pela primeira vez nos palcos cariocas com essa peça, depois de atuar apenas em São Paulo. Longe dos palcos há quase 10 anos, Sonia é também cantora e apresentadora (Quem não se lembra da ex-jurada do Show de Calouros do Silvio Santos?).

 Nina de Pádua esteve no ar em Os Dez Mandamentos — Segunda temporada na TV Record, como Dorcas, esposa do personagem de Roney Vilella, e atualmente está gravando, também na Record, a novela Apocalipse, com previsão de estreia para breve.

Temporada: 4 até 27 de agosto

Horários: Sextas e sábados ― 21h / Domingos ― 20h

Ingressos: R$ 60, (inteira) / R$  30 (meia)

Bilheteria: Terça a sexta ― a partir das 16h / Sábados, domingos e feriados ― a partir das 15h

Vendas on-line:  www.ingresso.com

Duração: 75 minutos

Classificação: 14 anos

Capacidade: 190 lugares (4 cadeirantes)

Teatro Cultura Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176 ― Ipanema ― Rio de Janeiro
Tel: 21 2332-2015