Count

Embaixador croata lança livro de poemas no Brasil

A poesia é um gênero literário que manifesta beleza, estética e harmonia em formas de palavras. Foi buscando expressar o sentimento de presença profunda e inebriante do ser humano que o escritor Drago Stambuk, ex-embaixador da Croácia no Brasil, apresenta sua nova obra O mar não está mais.

O livro  faz parte das novas publicações de dezembro da editora  Editora Penalux e conta com uma coletânea de poemas que evocam a imagem do mar, que está e não está, dentro de suas ondas eternamente em movimento, provocando a intensa sensação de presença enorme e viva, mas que logo desaparece.

Segundo o autor, o principal objetivo dos poemas é perpassar por várias paisagens do mundo, assim como da própria Croácia, para edificar em todos os cantos a mesma sensação, costurada pelos oceanos.

“A minha poesia é inconstante e profunda, mas, acima de tudo, viva. A ideia do livro é de estar e não estar, o movimento, a presença e a existência, o fluxo contínuo e humano da nossa realidade”, reforça Drago.

Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, o estilo de Stambuk está em falta no mercado editorial brasileiro: “A poesia croata não é muito divulgada em nosso país. Essa obra será um incentivo para o intercâmbio cultural e, acima de tudo, literário entre Brasil e Croácia”, comenta a Editora.

Ao longo dos séculos, a poesia tem sido usada como forma de expressar os mais variados sentimentos e, no sentido figurado, este gênero traduz tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos. A verdade é que a poesia só existe quando é plenamente compreendida. Para compreendê-la, é preciso um bocado de sensibilidade.

Sobre o autor

Nascido em 1950 em Selca na ilha de Brač, Croácia,  Drago Štambuk é médico gastroenterologista e hepatologista com formação na Clínica Médica Central em Zagreb. Serviu como embaixador da Croácia em diversos países, dentre eles Reino Unido, Índia, Sri Lanka, Egito, Sudão, Jordânia, Kuwait, Líbano, Qatar, Iemen, Japão,  Coreia do Sul e Brasil.

Com mais de 50 livros publicados, entre  poesias, ensaios, florilégios e traduções, Drago é possuidor de três coleções de poesia em croata, inglês, árabe, espanhol, albanês, francês e japonês. Participou ainda de importantes antologias da poesia croata contemporânea. Recebeu inúmeros prêmios literários em seu país, entre eles o Dragutin Tadijanović, concedido pela Academia de Artes e Ciências da Croácia.

Sobre o tradutor 

Gaúcho de Porto Alegre,  José Eduardo Candal Degrazia é médico e escritor. Além de Štambuk, traduziu obras de Pablo Neruda, poetas latino-americanos e italianos. Degrazia recebeu prêmios por poesia, conto, teatro e tradução. Sobre poemas, publicou os livros Lavra permanenteCidade submersaA porta do solPiano arcano e A urna Guarani. Seus livros de contos são: O atleta recordistaA orelha do bugreA terra sem males e Os leões selvagens de Tanganica. É ainda autor das narrativas longas O reino de macambira e A fabulosa viagem do mel de lechiguana.

Ficha técnica

Título: O mar não está mais (And The Sea Is No More)
Autor: Drago Stambuk
Tradutores: Carolina Degrazia e José Eduardo Degrazia
Publicação: 2016
Tamanho: 14cm x 21 cm
Páginas: 110p
Preço: R$ 35