Dia das Mães no Canadá

O Dia das Mãe é uma das festas mais populares do Brasil e também no mundo. No Canadá, assim como no Brasil, a data  é comemorada no segundo domingo de maio, mês que, segundo a tradição cristã, é dedicado a Maria,  mãe de Jesus Cristo.

Foi em 1908, nos Estados Unidos, que o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez. O Mother´s Day foi uma campanha iniciada em 1905 pela ativista Anne Jarvis para homenagear a mãe ― falecida meses antes ―em uma igreja anglicana do estado de Virginia.  O sucesso na Terra do Tio Sam chegou rapidamente à fronteira e já no ano seguinte, o Dia das Mães começou a ser celebrado no Canadá.

Se você estiver no Canadá, são várias opções para festejar com sua mãe. Ottawa, a capital do país, realiza um dos maiores festivais de tulipas do mundo. O Canadian Tulip Festival-One Tulip, One Canada tem mais de 250 mil flores de 60 tipos diferentes. As tulipas são flores típicas da Holanda, porém fazem parte da história do Canadá. Durante a Segunda Guerra Mundial, a família real holandesa buscou refúgio em Ottawa, onde nasceu, em 1943, a princesa Margriet. Com o fim do conflito, a família real começou a enviar todos os anos, e envia até hoje, cerca de 100 mil tulipas e mudas como forma de agradecimento ao povo canadense. Em 2017, para comemorar os 150 Anos da Confederação, um tulipa com as cores da bandeira do Canadá foi especialmente desenvolvida para a festa. O festival acontece até 22 de maio no Commissioners Park, próximo ao Parlamento, e também em outros locais. Para se  inteirar da programação gratuita, consulte o site do festival. Já os eventos de arte, visitas guiadas, palestras têm ingressos a partir de 15 dólares canadenses. Flores e mães podem ser uma combinação perfeita!

Em Montreal,  a primavera e o sol convidam para um passeio pelo belo rio São Lourenço, Saint Lawrence ou Saint-Laurent para os locais. Com 1.200 quilômetros de comprimento, o São Lourenço atravessa as províncias de Ontário e Quebec e é um dos marcos da fronteira com os Estados Unidos. Para o Dia das Mães, a sugestão é levar sua mãe para um passeio de barco. A companhia Croisières AML oferece um minicruzeiro, com duração de uma hora e meia, e brunch completo com ingressos a partir de $34.95 para crianças entre 6 e 12 anos e $59.95 para passageiros com mais de 13 anos e adultos.  Sobre os horários e o local de embarque, acesse o site da companhia.

Agora, se você acha que sua mãe merece um descanso, um relax total para o corpo e a alma, leve-a de graça a um dos melhores spas do Canadá.  O Scandinave Spa Vieux-Montréal, no Velho Porto, está com uma oferta especial. Na compra de um ingresso de 55 dólares, a entrada é franca para a mãe. O valor dá direito ao roupão, sandálias, banhos de imersão, sauna, sala de relaxamento e chás. Para as mães, o spa vai oferecer brindes no domingo de 14 de maio.

Volto em breve com mais dicas de cultura e lazer daqui do Canadá.

Feliz Dia das Mães!


Rosane Rodrigues –
Jornalista com mestrado em Relações Internacionais e especialização em Economia, pela Fundação Getulio Vargas. Atuou na TVE (atual EBC), TV Record, Rede TV, SBT, TV Justiça e Agence France-Presse. Foi assessora de imprensa do Rio Fique Ligado por cinco anos, em sua fase blog. Atualmente, mora em Montreal, no Canadá, onde trabalha como assessora de imprensa/consultora internacional da  BLI, escola internacional de idiomas, e faz parte do time de embaixadores do Language Portal of Canada.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br.  Instagram: @rosanerodriguesbrasil.