Count

De namoro com a sustentabilidade no Rio de Janeiro

 Imagem: Pedra da Gávea. Fonte: Rio Trips.

Junho é o mês em que celebramos o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) e o Dia dos Namorados (12 de junho). Para nos relacionarmos uns com os outros, é fundamental que o ambiente do entorno esteja minimamente equilibrado. O programa batido de enfrentar filas enormes para jantar num restaurante caro + cinema igualmente lotado não tem nada de romântico, além de muito caro. Pensando nisso, listo abaixo algumas alternativas para unir o útil ao agradável na comemoração do Dia dos Namorados, utilizando o que nossa cidade tem para oferecer.

Passeio no parque ― Que tal fazer um piquenique romântico em um dos diversos parques municipais e estaduais espalhados pelas montanhas e baixadas da cidade? O ambiente é sempre lindo e bem sinalizado. Uma cesta/bolsa com pães, queijos, geleias e um bom vinho dão o toque. Apreciar a natureza com quem se ama não tem preço. Não se esqueça de recolher seu lixo ao sair.

Imagem: Pinterest.

Curtir uma praiana ― Programa clássico de todo carioca! Mesmo no outono, temos dias ensolarados. Cadeiras, guarda-sol, cooler com bebidas e sanduíches naturais são suficientes. Apreciar o pôr-do-sol ao lado do seu amor… Tem cena mais romântica? Verifique a balneabilidade da praia antes e recolha seu lixo ao ir embora.

► Ir a um evento de moda ― Existem vários eventos de moda sustentável pipocando na cidade. Estilistas, designers e artesãos vendendo o que produzem diretamente ao consumidor final, em ambientes descolados, com opções gastronômicas naturais e até veganas, é um programa cada vez mais acessível. Comprar um presente exclusivo, comer um prato fresco e natural e ainda bebericar cervejas artesanais com quem se ama é pura satisfação.

Praticar esportes ao ar livre ― Muitos casais são adeptos da vida fitness, mas se limitam aos exercícios físicos em academias. Correr e pedalar pelos quilômetros de ciclovias da cidade, fazer trilhas pelos inúmeros parques, praticar surf, andar de skate ou de patins, queima tantas ou mais calorias que os treinos em aparelhos, além de ser muito mais prazeroso. Roupas leves e acessórios adequados garantem a diversão.

Imagem / Fonte: Nineway

Muito importante: Todos os programas sugeridos são de baixíssimo custo e alto benefício, consomem pouca ou nenhuma energia elétrica, não têm desperdício de água, estão em harmonia com fauna e flora locais e proporcionam bem-estar.

Ser feliz é simples, não? A escolha é o segredo.

Links úteis:

Cynthia Souza — 
Gestora ambiental com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Veiga de Almeida, atua há mais de 15 anos nos segmentos de Gerenciamento de Projetos, Gestão de Resíduos, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade. É palestrante e instrutora de oficinas para grandes clientes da indústria do estado do Rio de Janeiro, bem como condomínios comerciais e residenciais, além de instituições de ensino locais.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @cynthiassouzaconsult.