Curtindo o verão em Quebec

Uma das principais características de Quebec, no Canadá, é o frio com temperaturas abaixo dos 30ºC. Conhecida pelas montanhas para esqui, a região onde se situa a bela cidade de Montreal é uma espécie de paraíso para quem gosta de esportes de inverno. Nessa época do ano, com um verão em torno de 25ºC, o turismo continua em alta, com opções para todos os gostos. Um das atrações da estação é fazer um passeio de barco para ver de perto, bem de perto, as baleias belugas, que têm como habitat natural o Ártico, a costa da América do Norte, a Groelândia e a Rússia. No inverno, as belugas ficam nas camadas de gelo, porém, com o derretimento provocado pela temperatura mais elevada, elas migram em direção à foz dos rios e à costa.

Por isso, o verão é ideal para quem quer observar as baleias. Além das belugas, é possível ver outras, como as baleias-azuis, em passeios pelo rio Saint Lawrence, um dos principais do país, o qual atravessa as províncias de Ontário e Quebec, estentendo-se até o estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O tour do Croisières AML dura um dia e custa 200 dólares o ingresso de um adulto. O valor inclui transporte, alimentação, guias e serviços. O ponto de encontro é às 7 da manhã no Centre Infotouriste of Montreal (1255 Peel Street). De lá, o grupo segue em um barco espaçoso e confortável para Rivière-du-Loup, uma cidadezinha ao sul do rio Saint Lawrence e uma espécie de santuário para as belugas. Em três horas de observação, um cenário fantástico, contato com a natureza e um espetáculo: belugas que saltam dezenas de vezes como se fosse uma ação ritmada, quase um balé. Imperdível!

Outra opção para aproveitar o verão é um passeio, quase de graça, pelas cachoeiras de Quebec. A província é cercada por montanhas e ideal para quem aprecia uma caminhada seguida de uma sessão relaxamento em uma gostosa ducha natural. A sugestão é ir até Rawdon, em torno de 40 minutos do centro de Montreal. Lá, o visitante pode conhecer uma imensa área pública de recreação com cachoeiras e uma praia de rio. Para quem é morador, a entrada é franca. Já os turistas pagam de 4 a 8 dólares canadenses para passar o dia.  A atração principal é o Parc des Cascades, com água limpa, piscina natural e várias quedas. Para informações e mapas, acesse:  http://rawdon.ca/tourisme/sites-recreotouristiques/

Para quem gosta de aventuras aquáticas, um passeio de tirolesa na Chute Montmorency não pode faltar. A cachoeira tem 83 metros de altura, 30 a mais do que a Cachoeira do Niágara, em Ontário. Fica a 15 minutos de carro da cidade de Quebec.  A tirolesa percorre 300 metros e possibilita uma visão panorâmica do Rio Saint Lawrence e da bela ilha de Orléans, um dos marcos da presença francesa no Canadá. O ingresso custa a partir de 18 dólares. Lembrando que a tirolesa só é permitida para crianças com mais de 12 anos.

Saindo da temática belezas naturais, vamos falar de esporte, e esporte não pode faltar na estação mais quente do ano! Em homenagem aos 375 anos  de Montreal, a Rogers Cup , um dos maiores torneios de tênis do mundo, traz para o Quebec estrelas como os tenistas Roger Federer e Rafael Nadal. Serão 65 nomes top do tênis mundial. O detalhe é que é um torneio masculino. As mulheres jogam em Toronto, entre 4 e 13 de agosto. Os ingressos custam a partir de 10 dólares. Destaque para o Milk Family Weekend, um fim de semana com entrada e muitas atrações de graça para adultos e crianças. O torneio acontece no Uniprix Stadium em Villeray. Durante sua realização, será possível assistir aos jogos preliminares e ver de perto as estrelas da quadra.

Imagem:  O tenista suíço Roger Federer.

Curta o curto verão no Canadá! Logo, logo, a neve chega.

Volto em breve com mais dicas de turismo e cultura do Canadá. Até lá!


Rosane Rodrigues –
Jornalista com mestrado em Relações Internacionais e especialização em Economia, pela Fundação Getulio Vargas. Atuou na TVE (atual EBC), TV Record, Rede TV, SBT, TV Justiça e Agence France-Presse. Foi assessora de imprensa do Rio Fique Ligado por cinco anos, em sua fase blog. Atualmente, mora em Montreal, no Canadá, onde trabalha como assessora de imprensa/consultora internacional da  BLI, escola internacional de idiomas, e faz parte do time de embaixadores do Language Portal of Canada.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br.  Instagram: @rosanerodriguesbrasil.