Count

Patê de atum com iogurte natural light

iogurteImagem: Mulher Catarina / reprodução

O iogurte ocupa um lugar cativo na mesa do brasileiro atualmente, sendo consumido puro, adicionado a frutas e sobremesas e até como molho de saladas. Uma  outra forma de utilizá-lo é no lugar do creme de leite, o que ajuda em processos de emagrecimento.

Origem do iogurte

São várias as teorias para a origem do alimento: desde o Período Neolítico, entre 5.000  e 3.500 a. C, quando  o armazenamento em alta temperatura do leite de animais domésticos teria provocado sua fermentação,  até a Turquia, onde  o contato do corpo do camelo com os sacos de leite (feitos pele de cabra) transportados favoreceria a produção de bactérias, transformando-o em iogurte.

Seja qual como for, desde os tempos bíblicos, o leite fermentado é considerado mais sadio, a ele sendo atribuídos poderes de longevidade e muitos outros benefícios.

No século II a.C., Galeno, um célebre médico grego, realçou seus benefícios tanto na digestão como na purificação dos problemas biliares e estomacais.

No século VII d.C, surgiu em Damasco uma obra em que os médicos gregos, árabes e hindus recomendavam seu consumo  para melhorar inúmeros problemas de saúde.  Discórides, outro médico da antiguidade, aconselhava o uso do leite fermentado para purificar o sangue e tratar o fígado e a tuberculose. Já os romanos o apreciavam, não só por suas qualidades, mas também porque era um alimento fino e sofisticado.

Iogurte moderno

O leite fermentado que deu origem ao atual iogurte vem  das regiões balcânicas e da Turquia Asiática. Algumas fontes históricas relatam que foram os búlgaros, nômades da Ásia, que o trouxeram  para a Europa na segunda metade do século VII d.C.

A comercialização só viria mesmo no início do século XX,  depois dos estudos realizados pelo biólogo russo Ilha Metchnikoff sobre a dieta dos habitantes da Bulgária e Turquia, cuja longevidade atraiu a sua curiosidade científica.

Hoje, está comprovado que o consumo do iogurte colabora para o o bom funcionamento do intestino e, como contém cálcio, ajuda a fortalecer os dentes. É também indicado para pessoas que sofrem de osteoporose e para mulheres que necessitam de reposição de cálcio na fase de menopausa.

Vamos à receita?

Ingredientes

  •  2 latas de atum sólido ao natural
  • 1/2 maço pequeno de cebolinha verde picado
  • 1/2 maço pequeno de salsinha picado
  • 1 pote de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de mostarda (se preferir)
  • 1 pitada de sal (se preferir)

Preparo

► Retire quase que por completo a água do atum.

► Em um refratário coloque o atum, a cebolinha verde, a salsinha e o iogurte natural.

► Misture bem com um garfo.

►Acrescente a mostarda e o sal e misture.

► Sirva com torradas.

Bom apetite!

Fonte:
http://www.pucsp.br/maturidades/sabor_saber/iogurte.html
http://www.tudogostoso.com.br/receita/56436-pate-de-atum-com-iogurte-natural-light.html