Vista áera de Vancouver. Créditos: Tourism Vancouver.
A região de Vancouver abriga uma das maiores comunidades indígenas urbanas do mundo. São mais de 53 mil pessoas das etnias musqueam, squamish e tsleil-waututh. Para entender essa ligação, é preciso apertar o botão e voltar no tempo. Na época da colonização, o território ocupado pelos indíos musqueam era imenso. Na atualidade, corresponde às cidades de Vancouver, North Vancouver, South Vancouver, Burrard Inlet, New Westminster, Burnaby e Richmond.
O ano de 2017 celebra os 150 anos da Confederação Canadense e também a reconciliação com o passado. Vancouver foi designada como “City of Reconciliation” e será cenário de uma série de eventos em homenagem à cultura indígena. Se você gosta de arte indígena, não deixe Vancouver de fora do seu roteiro no Canadá. Marque uma visita a dois lugares muito especiais. Um é o Museum of Antropology, o MOA, no campus da University of British Columbia. Em um belo prédio envidraçado e desenhado pelo arquiteto Arthur Dickson, o visitante pode ver mais de 30 totens, objetos e esculturas em madeira que simbolizam cada etnia. O ingresso para adulto custa 18 dólares, porém, nas noites de quinta-feira, entre 17 e 21 horas, há uma entrada promocional de 10 dólares para todos.
Outra opção é fazer um passeio ao ar livre para conhecer o Stanley Park, conhecido como o parque dos totens. Local tradicional de turismo, o Stanley foi o primeiro parque criado em Vancouver, em 1888, e tem entrada franca. Acesse o site do parque para ver as indicações de como chegar e o que fazer para aproveitar ao máximo o passeio.
Como parte da programação do Canada 150 + First Nations Events in 2017, o evento Drum is Calling Festival tem lugar de destaque. Serão nove dias de muita música, performances, danças e poesia, entre 22 e 30 de julho, em Larwill Park, com o músico Shane Koyczan entre as atrações.
Você gosta de moda? Já assistiu a um desfile exclusivo de moda indígena? A primeira edição do Vancouver Indigenous Fashion Week acontece entre os dias 26 e 29 de julho, com desfiles em diversos pontos da região. A festa termina em setembro com uma megamarcha em defesa da diversidade no Walk for Reconciliation. A programação completa pode ser acessada neste link: https://canada150plus.ca/.
Imagem: Peças de Sho Sho Esquiro . Fonte: The Georgia Straight.
Volto em breve com mais dicas de cultura e turismo do Canadá!