Cinco festivais gastronômicos agitam o Rio em julho

17º Festival Gastronômico de Búzios. Produção de Gil Castelo Branco. Juanito - Risoto abricot ao alho-poró. Risoto de alho-poró, damasco e gorgonzola. Maio de 2018. Imagem / Créditos: Fabio Rossi

17º Festival Gastronômico de Búzios. Produção de Gil Castelo Branco. Juanito – Risoto abricot ao alho poró. Risoto de alho poró, damasco e gorgonzola. Imagem / Créditos: Fabio Rossi / Divulgação.

O mês de julho abre a temporada dos festivais gastronômicos do estado do Rio de Janeiro. Uma mistura de receitas, aromas e sabores invade os municípios turísticos fluminenses, atraindo visitantes e moradores na degustação de pratos regionais e da culinária criativa a partir da cozinha internacional. Entre as novidades: pratos veganos, vegetarianos, degustação de cervejas artesanais, espaços para família, workshops gratuitos com chefs convidados e exposições de produtos típicos.

Festival Gastronômico de Búzios

Um dos principais festivais gastronômicos do estado do Rio, o Festival Gastronômico de Búzios, chega a sua 17ª edição nos dias 6 a 8 e 13 a 15 de julho. Durante o festival, um total de 80 conceituados restaurantes da cidade montam mesas nas calçadas e oferecem receitas em porções de degustação a preços convidativos, com entradas e sobremesas a R$ 15, e pratos principais a R$ 22. O festival acontecerá no Centro, Ossos e em Manguinhos. Para não se perder nas várias atrações, o visitante receberá um mapa com todos os restaurantes participantes. O evento vai contar com espaço para família, programação infantil, apresentação de DJ, pratos veganos, vegetarianos e funcionais.

Serra Wine Week – Petrópolis

Inspirado nos circuitos gastronômicos internacionais, o 9º Serra Wine Week será realizado, nos dias 05 a 15 de julho, em Petrópolis e nos distritos de Itaipava, Correas, Araras, Pedro do Rio, Bonfim e Valparaíso, reunindo 30 estabelecimentos, entre restaurantes e pousadas. A programação inclui o Wine Tasting, que é uma feira de vinhos, e o Wine Tour, um passeio no Centro Histórico, ambos com degustações. Além do vinho, o visitante terá a chance de prestigiar a gastronomia de Petrópolis.

Sabores da Roça Downtown – Barra da Tijuca

Nos dias 19 a 22 de julho, a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, será palco do Sabores da Roça Downtown. O evento reunirá pequenos produtores rurais da Região Sudeste do país oferecendo as melhores iguarias e produtos típicos da roça. Queijos, pães, doces, embutidos e bebidas especiais, como licores, vinhos, cervejas artesanais e cachaças, serão apenas algumas das delícias apresentadas. O público poderá consumir no local ou levar os produtos para casa. Haverá, também, workshops gratuitos, cozinha gourmet Todeschini, oficinas infantis, artesanatos, shows e espaço para crianças.

Festival Vale do Café – Sul Fluminense

O Festival Vale do Café é uma ótima programação para quem gostar de aliar música, história e boa comida. O evento, de 20 a 29 de julho, promove apresentações musicais em praças públicas, igrejas e fazendas históricas. O festival conta com cursos gratuitos e experiências gastronômicas nos mais deslumbrantes cenários da região Sul Fluminense.

Rio Craft Beer Festival – Lagoa

Este ano, o Rio Craft Beer acontece no clube Monte Líbano, nos dias 27 a 29 de julho, reunindo mais de 45 expositores de cerveja artesanal, uma grande variedade gastronômica e atrações especiais. Nesta edição, o público vai contar com dois tipos de passaportes. Com o Golden Pass será possível circular livremente por todos os dias de evento. Já quem adquirir o Early Pass, terá o privilégio de entrar 30 minutos antes da abertura dos portões e experimentar os lançamentos em primeira mão.