Brócolis: o superalimento!

Imagem / Fonte: Beleza e Saúde

Como já sabemos, o brócolis é um alimento altamente nutritivo! Rico em vitaminas, minerais, proteínas, fibras e fitonutrientes.

O que poucos sabem é que já possuímos inúmeras pesquisas que demonstram uma ampla gama de propriedades terapêuticas associadas a esse vegetal.  Seus fitoquímicos têm a capacidade de eliminar bactérias responsáveis por doenças e infecções pulmonares frequentes em pacientes debilitados e fumantes. Alguns estudos apontam também que esse vegetal tem a capacidade de eliminar a Helicobacter pylori, uma bactéria responsável por alguns tipos de gastrite, úlceras e até mesmo o câncer de estômago. Abaixo seguem mais algumas propriedades terapêuticas do brócolis:

Previne resfriados — Além de rico em antioxidantes, o brócolis é abundante em substâncias como bioflavonoides, carotenoides e isotiocianatos, que atuam reforçando o sistema imunológico, combatendo infecções, bactérias e demais danos ao sistema imune.

Prevenção de cânceres — É um dos principais focos de estudos atualmente relacionados com esse vegetal. Muitos já evidenciam esse poder, o que se justifica devido a sua composição química rica em flavonoides e outras substâncias que inibem o desenvolvimento de células cancerígenas relacionadas ao câncer de cólon, de mama,  pulmão, útero, próstata, esôfago, laringe e bexiga. Segundo pesquisadores, quem consome brócolis regularmente tem menos chances de desenvolver esses tipos de câncer.

Saúde dos ossos — Rico em cálcio, sua quantidade pode até ultrapassar alguns laticínios. Assim como também é um forte fornecedor de vitamina K. Constitui um alimento muito interessante para as pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergias relacionadas ao leite.

Doenças cardiovasculares — Suas substâncias possuem atividades cardioprotetoras, atuando na diminuição das inflamações arteriais e na redução do colesterol LDL, tornando menor a probabilidade de doenças cardíacas.

Ou seja, mais que um alimento funcional, o brócolis é considerado um superalimento devido a tantas propriedades terapêuticas já comprovadas! O que você está esperando para consumi-lo diariamente?

Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br