Olá, pessoal! Hoje, vamos falar dos cuidados com a pele durante o verão.
Para começar, a exposição exagerada, e sem cuidados, ao sol é prejudicial à saúde. É preciso insistir nesse ponto, porque nos descuidamos não poucas vezes, mesmo tendo ciência do risco. Basta um mínimo descuido para que o sol faça um grande estrago!
Outra coisa: nunca deixem de passar protetor solar! Além disso, é recomendável que se exponham ao sol no horário antes das 12 horas e após as 16 horas. Importante também beber muita água.
Ok, claro que ninguém quer ficar com a aparência de um camarão e, menos ainda, com a pele ardendo. Mas, como podemos ver, não é raro acontecer, principalmente para quem tem a pele ou os cabelos bem claros. Qualquer solzinho a mais e lá está a pele ardendo, como que em chamas.
E não pensem que a ardência é o maior dano. Existem as manchas de pele e, pior, a queimadura solar e o câncer de pele.
Aliás, precisamos falar das queimaduras solares. Elas aumentam o risco do melanoma (câncer de pele em sua forma mais agressiva), de problemas de visão (como a catarata), rugas, manchas e outras mudanças na cútis associadas ao envelhecimento.
O que fazer quando não tomamos os devidos cuidados? Bem, existem tratamentos naturais capazes de reverter e aliviar as queimaduras. Só lembrando que, se as queimaduras forem graves, procure imediatamente um médico.
Vamos à receita?
Do que você irá precisar:
- 2 colheres (chá) da polpa da babosa
- 2 colheres (chá) de mel
- 2 gotas de óleo essencial de alfazema
Modo de fazer:
► Misture bem os três ingredientes e aplique nas áreas atingidas.
Porque dá certo:
Babosa — Possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes.
Mel — Poderoso hidratante.
Óleo de alfazema — Efeito regenerador e reconstrutor.