Fazendo as pazes com a pele

Renata - pele

Oi, gente, agora que passou o carnaval e que as férias se aproximam do fim, é hora de avaliar os estragos da estação. Afinal, término de verão é sinônimo de pele ultrarressecada, cabelos igualmente ressequidos, unhas enfraquecidas e pés tipo “lixa”.

Portanto, nesta semana e nas seguintes, trarei algumas receitas para, enfim, fazermos as pazes com nossa pele e nosso cabelo.

Vamos ao rosto primeiramente?

O rosto merece uma atenção especial. Afinal, é nosso cartão de visitas. Basicamente, precisamos de muita hidratação. Para preparar a pele, é bom fazer uma esfoliação. Trata-se de uma primeira etapa de eliminação das células mortas e impurezas, dando-se à pele uma aparência mais saudável. Porém, se você estiver com a pele queimada de sol, pule o procedimento e siga para a próxima fase.

A etapa seguinte é a hidratação. A camada da pele em contato com o ambiente entra em cena para recuperar a barreira cutânea que fica desestruturada durante o verão. Mas não adianta apostar somente nos hidratantes, sejam eles industrializados, sejam eles caseiros. Não podemos nos esquecer de que a hidratação começa de dentro para fora. Assim, faça de sua garrafinha d’água sua melhor amiga. Fuja dos banhos escaldantes. A água deve ser morna, não, pelando. Água quente remove os lipídios da camada mais externa da pele, aumentando a desidratação, e é a última coisa de que precisamos neste momento.

Receita de esfoliação para o rosto (todos os tipos de pele)

Ingredientes:
  • 1 (uma) colher (sopa) de açúcar mascavo
  • ½ mamão pequeno
Modo de fazer:

Misture os ingredientes. Com movimentos circulares vá esfoliando o rosto levemente para não machucar a pele. Faça a massagem durante 3 minutos. Enxágue com bastante água.

Por que dá certo?

O açúcar mascavo é umectante (hidratante) natural e um poderoso esfoliante. Por sua vez, o mamão nutre a pele e não é comedogênico, ou seja, não causa obstrução dos poros, sendo ótimo para hidratar a pele.

Receita de hidratação para o rosto

 Ingredientes:
  • 1 (um) pepino
Modo de fazer:

Descasque o pepino e triture finamente até virar uma pastinha. Ah, não se esqueça de separar duas rodelinhas para os olhos, já que é ótimo para as olheiras. Mas, voltando, deixe agir por 20 minutos. Retire com água fria. Pele fresca e hidratada.

Porque dá certo?

O pepino é rico em vitaminas A, C e E; possui minerais e água na maior parte de sua composição. Ajuda a desintoxicar, nutrindo suas células. É um antioxidante que favorece a produção de colágeno e elastina.

Um grande beijo e até a próxima.

Renata Rodrigues
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @eurerodrigues