Como tratar queda de cabelo em casa

Hair loss

Olá, pessoal! Esta semana, vou abordar outro pesadelo para nós: a queda dos cabelos!

Também conhecida por alopecia, é uma das queixas mais comuns nos consultórios. Para se ter uma ideia, cerca de 30% das mulheres na faixa dos 50 anos têm algum sinal de calvície, de acordo com Marcio Rutowitsch, chefe do setor de dermatologia no Hospital dos Servidores do Estado.

Muitas vezes, entretanto, nossa preocupação não procede. A alopecia pode ser mesmo parte do ciclo natural dos cabelos. Sabia que podemos sofrer uma perda de até 100 fios de cabelos por dia? Sim, é o que afirma o dermatologista Celso Tavares Sodré, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No caso das mulheres, é necessário que atentemos para os sinais, já que a queda de cabelo no sexo feminino costuma ser diferente. A preocupação deve advir quando há perda excessiva de fios, diminuição do volume, afinamento (com fios repartidos), inflamação do couro cabeludo e  áreas sem cabelos.

São inúmeros os fatores causadores do problema. Como causas internas, podemos destacar: alterações nutricionais (como carências alimentares), regimes restritivos, ansiedade e depressão, alterações hormonais, dermatite seborreica (a famosa caspa) e outras inflamações do couro cabeludo.

Como causas externas, estão as agressões físicas, exposição solar, poluição, desgaste das lavagens e secagens, chapinhas, agressões químicas (a exemplo de tinturas e escovas progressivas).

A  receita a seguir poderá ajudar no problema. Aconselho sempre a procurar um especialista para um tratamento especifico. O importante é a identificação da causa.

Você vai precisar de:

  • 1 miolo de folha de babosa
  • 1 colher (sopa) de gérmen de trigo
  • 1 ovo
  • Óleo de rícino

Modo de fazer:

  Bata a folha de babosa, o ovo e o gérmen de trigo no liquidificador até que se forme uma pasta.babosa_e_mel

► Com os cabelos secos, passe a pasta diretamente no couro cabeludo, massageando bem.

► Enxague somente com água e aplique 5 gotas óleo de rícino diretamente no couro cabeludo.

► Passe o dia com o óleo e lave normalmente no fim do dia.

O procedimento poderá ser feito uma vez na semana. Recomenda-se, entretanto,  a aplicação diária do óleo de rícino sobre o couro cabeludo, antes de dormir, por quinze minutos.

Porque dá certo? 

Óleo de rícino ─ Fortalece, reduz e previne danos aos cabelos. Elimina o ressecamento dos cabelos, deixando-os mais cheios de brilhantes.

Babosa ─ Possui aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Tem ainda ação regeneradora, prevenindo a queda. Proporciona  também brilho às madeixas.

Gérmen de trigo ─ Evita a queda dos cabelo devido à grande concentração de vitamina E.

Ovo ─ Contém vitamina A, B e E, que deixam seus cabelos mais fortes e saudáveis.

Espero que gostem. Um grande beijo e até a próxima semana!

Renata Rodrigues
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @eurerodrigues