Count

Como fortalecer as unhas

Olá, pessoal!

A fraqueza das unhas é um problema que muitas mulheres enfrentam e que pode ser ocasionado por diversos motivos. Detectá-los é o primeiro passo: desde o uso constante de produtos químicos a problemas alimentares.

Os principais sinais são: unhas finas que descamam com facilidade, com aspecto poroso e apresentando manchas e irregularidades.

Seguem alguns casos que podem deixar suas unhas fracas: uso de acetona, removedores e esmaltes em excesso; alimentação pobre em nutrientes e vitaminas; produtos químicos, como detergentes e materiais de limpeza; fungos ou bactérias que se instalam nas unhas.

Anemias, hipotireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam. Para deixá-las fortes e resistentes, use esmalte adequado (aquele que não tenha ingredientes corrosivos ou não cause alergia). Use também luvas antes de qualquer atividade doméstica.

Uma dieta rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos é muito importante para mantê-las em ordem. Um mineral que jamais pode faltar é o zinco, essencial à saúde das unhas.

Evite tirar cutículas, pois sem elas as unhas se tornam mais suscetíveis à entrada de fungos e bactérias. Use base fortalecedora formulada especialmente por dermatologista, em cuja composição estão o carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino.

Mantenha suas unhas sempre hidratadas. Indico esta semana uma receita  para você que está com esse problema. Ela ajudará a fortalecer e hidratar as unhas.

Você vai precisar:
  • Azeite de oliva (quantidade necessária para passar nas mãos).
  • 5 gotas de limão.
Modo de fazer:

Aqueça um pouco o azeite, misture levemente os ingredientes com um palitinho sem ponta e empurre delicadamente a cutícula. Passe a mistura por cima da unhas, em volta da cutícula, embaixo delas, junto à pele dos dedos.

Use à noite durante sete dias seguidos. Dê um descanso de sete dias e, se quiser, comece novamente.


Por que dá certo?

Azeite: Ótimo hidratante para unhas, cabelos e pele, o azeite pode funcionar como um antirrugas, produzindo efeito regenerador da pele. Fonte de vitaminas A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos.

Limão: O sumo do limão contribui para fortalecer as unhas para que não partam; ajuda no crescimento.

Espero que gostem. Um grande beijo e até a próxima!

Renata Rodrigues
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @eurerodrigues