Como vão suas madeixas após o Carnaval?

cabelo_loiroOi, pessoal! Como prometido, a dica desta semana será para os cabelos. Fim do Carnaval é aviso de que a estação ensolarada se prepara para nos dar adeus. É então que nos deparamos com o fantasma dos fios opacos, quebradiços, com frizz, tons loiros esverdeados… Mas também não é para menos. Sol, praia, piscina, areia, vento etc. Enfim, tudo contribuiu.

Que tal uma repaginada nos cabelos?

A primeira coisa a fazer é diminuir a quantidade de shampoo. O lauril, substância encontrada em quase todos os shampoos, deixa os fios ralos, ressecados e mais quebradiços. Uma boa dica é, ao lavar os cabelos, misturar o shampoo com água em um potinho. Assim, ele se espalha com mais facilidade por todo o cabelo, sem agredi-lo. Primeiro, você deve aplicar a substância no couro cabeludo. A seguir, massageie com as pontas dos dedos para que a espuma formada vá descendo pelo restante do comprimento.

cabelo vermelhoSeria bom trocar o condicionador por uma máscara reconstrutiva ou realizar o tratamento reconstrutor que vou ensinar mais adiante. Costumo fazer por um período bem curto, de cerca de um mês.

De qualquer forma, as hidratações semanais não podem parar. Nesses dias, é bom usar um shampoo antirresíduos para aproveitar ainda mais os benefícios da sua máscara. Só não aconselho o antirresíduos para as loiras de plantão, como eu. Para nós o indicado é usar um shampoo transparente, que, além de limpar muito bem, não agride tanto as madeixas que tenham passado por processos de tinturas e descolorações. Eu superindico o shampoo transparente Pantene Brilho Extremo.

Vamos à receita reconstrutora?

Ingredientes:
  • 100g de abacate
  • 1 ampola de óleo de queratina líquida (ou 1 tampinha de queratina líquida)
  • 2 colheres (sopa) da máscara de hidratação de sua preferência
  • 1 colher (sopa) de maisena
Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da maisena, que deve ser dissolvida em uma xícara de água fria. Mexa bem com uma colher para que isso aconteça. Só então coloque-a com os outros ingredientes no liquidificador, onde serão processados juntos. A seguir, passe a mistura para uma panela. Cozinhe por dois minutos. Desligue o fogo e deixe descansar até que fique morna. Aplique no comprimento dos fios secos, deixando agir por 30 minutos. Passe um pente-fino pelos fios para fazer com que a mistura fique bem distribuída. Massageie bem e enxágue com água morna.

cabelo_pretoPor que dá certo?

Primeiro, porque o abacate contém propriedades de restauração, proporcionando mais brilho e maciez aos cabelos. Possui também vitaminas e nutrientes. Suas propriedades tornam os cabelos mais fortes e macios, agindo no combate das pontas duplas e no aumento de resistência e elasticidade do cabelo. Além disso, proporciona uma textura macia e brilhante aos fios.

A maisena, por sua vez, ajuda na recuperação dos fios ressecados.

Por fim, a queratina tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente e com maior elasticidade. Além disso, fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.

Espero que gostem.

Um grande beijo e até a próxima!

Renata Rodrigues
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @eurerodrigues