A pele queimou? Os pés estão doloridos por conta do pula-pula da folia?

Fique ligada nos cuidados para aproveitar os dias de Momo!

butt-406419_1920

Sabemos que, em época de Carnaval, o sol está a todo vapor. Por isso, é imprescindível proteger a cútis, fazendo uso de um bom filtro solar, tanto no corpo quanto no rosto.

Segundo dermatologistas, o mormaço também queima a pele. Por quê? Simples: as nuvens deixam passar 90% da radiação solar.  Portanto, com sol ou mormaço, tem que se proteger.

Mas, para quem se descuidou, abusou da exposição ao camarada sol e está sofrendo com a pele vermelha e queimada, algumas medidas simples podem aliviar o desconforto e o ardor. Médicos recomendam o uso de cremes hidratantes à base de mentol. Existe, inclusive, uma receitinha caseira que funciona maravilhosamente:

  • Aplique na pele uma papinha feita com um copo de água e três colheres de sopa de amido de milho. Deixe o tempo que considerar suficiente. Para quem não sabe, a maisena possui substâncias calmantes.

Agora, se a pele descascou, a preferência, então, deve ser pelos hidratantes à base de ureia. E, por favor, nada de puxar aquela pelezinha que está se soltando e, para piorar, insistir em se bronzear. Caso seja inevitavél, permaneça na sombra e use camiseta de cor clara.

luan_costa

Foto: Luan Costa

Já em caso de aparecimento de bolhas, é preciso procurar um médico. As bolhas, segundo os especialistas, são sinais de queimadura de 2º grau e podem oferecer complicações.

Quanto aos pezinhos, eles podem ficar doloridos, até mesmo inchados, por conta da folia. É possível, contudo, amenizar o quadro e continuar a se divertir com uma dica simples, que deve ser feita ao chegar em casa.

  • Mergulhe os pés em água morna com um punhado de sal grosso e deixe-os em repouso por 20 minutos.
  • Em seguida, deite-se e coloque as pernas para cima por 15 minutos. Elas devem ficar acima da altura do coração.
  • Depois, faça uma massagem com algum creme ou óleo hidratante (o que você tiver em casa).

Porque dá certo? O segredo está no sal grosso. Além de antisséptico, é indicado para aliviar dores e ajuda a drenar o excesso de líquidos, reduzindo o inchaço e, assim, proporcionando uma sensação de leveza para os pés.

Um grande beijo! Até a próxima.

Um ótimo Carnaval para todos vocês!

Renata Rodrigues
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br
Instagram: @eurerodrigues