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Arraiá sem culpa

Segunda festividade mais popular de nosso país, as Festas Juninas trazem pratos simples, mas bem calóricos

Imagem: Pinterest

Friozinho chegando… E com ele o período de uma festa bem tradicional no nosso Brasil: a Festa Junina!

Celebrada há séculos no Brasil, é a segunda festividade mais popular do País, ficando atrás somente do nosso famoso Carnaval!

Além da decoração e dos trajes a caráter, as deliciosas comidas típicas estão bem presentes para completar a festa. Quem não gosta de participar de uma festa junina e de provar seus quitutes?

A maioria dos pratos das Festas Juninas é originária da cultura do campo e do interior. Seus ingredientes costumam ser bem simples e bem CALÓRICOS! Pamonha, canjica, arroz doce, maçã do amor e pé de moleque são algumas das tentações gastronômicas que marcam essas festas caipiras.

Com todas essas delícias, as pessoas acabam se esquecendo do que realmente é nutritivo e acabam por ter muita dificuldade em resistir a tamanha tentação. Porém, temos que tomar cuidado com os excessos e aprender a fazer boas escolhas.

Outro cuidado muito importante nesse período é observar as condições de higiene e acondicionamento dos alimentos, pois muitos de seus ingredientes são perecíveis. É muito comum nessa época casos de infecções intestinais e intoxicações proveniente da ingestão de alimentos produzidos sem os cuidados para manter a segurança alimentar.

Desta forma, seguem algumas dicas para curtir a festa sem arrumar briga com a balança e de forma segura:

► Cuidado com a quantidade ingerida. A maioria dos pratos das Festas Juninas são bastante calóricos; então, é interessante fazer uma refeição saudável antes de ir para festa. Isso diminui as chances de exagerar nas tentações.

► Cuidado com as bebidas alcoólicas. O álcool chega a ter mais caloria que o açúcar, ou seja, não abuse do quentão.

► Faça boas escolhas! Os alimentos típicos mais saudáveis são: o milho, a abóbora, a mandioca, o pinhão, o amendoim e o vinho. Contudo,  devemos evitar as receitas com excesso de açúcar e gorduras.

► Compense as calorias extras retomando o controle alimentar nas refeições seguintes.

► Fique de olho nas condições de higiene do local.

E, por ultimo, a DICA DE OURO:  aproveite para se divertir e se exercitar com as danças. Com certeza, vai ser uma forma muito prazerosa de compensar os exageros.

Um ótimo São João!


Karine Almirão Ferreira — CRN 4-15100909
Formada em nutrição e fisioterapia, tem especialização em acupuntura e dermatologia funcional. É mestranda em nutrição e dietética.
E-mail: editorial@riofiqueligado.com.br. Instagram: @karinealmirao.